Com a música sacra do Coral da Juventude Adventista de Vitória da Conquista foi aberta na noite desse domingo, 1º de setembro, a XV Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação da Bahia. Os mais de 500 participantes que prestigiaram o evento ouviramaindaa música regional de Evandro Correia, a declamação do poeta Carlos Jeovah, o dedilhar da pianista Norma Eliete e a interpretação da atriz Edna Brito que encerrou o primeiro dia do evento recitando “Conquista, minha senhora”.

O evento que acontece até terça-feira, 3, no auditório do Pólo de Educação em Saúde de Vitória da Conquista, reúne representantes de cerca de 150 municípios. “O nosso município os recebe de portas abertas. Esse é um momento ímpar em que representantes das três esferas de poder estão reunidos para discutir a educação e para que possamos sair daqui com propostas de mais ações a serem concretizadas nessa área”, declarou o vice-prefeito Joás Meira.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Maria Teixeira, ressaltou o empenho da Administração Municipal na organização do evento.“Precisamos agradecer a todos pelo apoio na realização deste evento, principalmente à Prefeitura da cidade que se empenhou para que a reunião acontecesse. Este é um espaço questionador e propositivo e de interação dos conselhos”, salientou.

Já o presidente do Conselho Municipal de Educação, Edgard Larry, fez um resumo da educação no Brasil e aproveitou a oportunidade para agradecer a Administração Municipal.“Esse evento é realizado pelo empenho do Governo Municipal”, disse o professor, que concluiu: “Nos sentimos honrados com a presença de pessoas ilustres neste encontro e tenho certeza que esta reunião será de pleno sucesso”.

A escolha de ter como tema central o Plano Nacional de Educação (PNE) foi elogiada pelas autoridades que compuseram a mesa de abertura. “O tema do evento é importante porque os conselheiros terão a oportunidade de conhecer melhor o PNE e suas 20 metas e com este plano teremos a oportunidade de melhorar a educação brasileira”, disse o deputado federal Waldenor Pereira. Já o vereador Coriolano Moraes Neto declarou: “É preciso que o PNE garanta ações e aplicações. A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal estão de parabéns por realizar esta reunião, porque os debates são revigorados para que a educação seja a pauta principal da sociedade”.

Renata Pinto

Também estiveram presentes o secretário executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes; a diretora do Instituto Anísio Teixeira, Irene Cazorla; o reitor da Uesb, Paulo Roberto Santos; a presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, Gilvânia Nascimento; e o representante da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Joselito dos Santos.

Professora Adnildes de Lima

Participantes – A diretora administrativa do município de Pedrão, Renata Pinto, veio com mais quatro pessoas para a XV Reunião Conjunta. A cidade que fica próxima a Alagoinhas implantou recentemente o Conselho Municipal de Educação – oito dias para ser mais exato. “Viemos participar e buscar conhecimento. Vai ser de grande ajuda pra gente, pois quanto mais informação melhor”.

Outra participante do evento veio da capital. A professora Adnildes de Lima é suplente no Conselho Municipal de Salvador – primeiro órgão a ser implantado na Bahia – e apesar de estar em seu primeiro mandato, tem experiência em Reunião Conjunta. “Essa é a terceira vez que participo e eu percebo a importância, pois é uma forma de diálogo entre os conselhos, de estar se discutindo assuntos nacionais nos municípios do Estado da Bahia”, comentou.