Com o crachá na mão os delegados escolheram as propostas para o documento final da Conferência

Com a garantia da participação social durante todas as discussões, foi encerrada a XI Conferência Municipal de Assistência Social. Realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, este ano o evento teve como tema central: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

A apresentação cultural ficou por conta do grupo de percussão projeto “Indústrias que Transformam” que acontece no Cras Miro Cairo

Durante os dois dias de evento, cerca de 200 delegados, representantes da sociedade civil e do Governo Municipal , debateram a temática central e fizeram propostas municipais estaduais e nacionais em três eixos: Direitos Socioassistenciais e o Dever do Estado; Gestão e Financiamento Público; e Democracia e participação social.

“A assistência social tem sido uma pauta prioritária na agenda do governo e a gente tem conscientizado usuários e trabalhadores da importância de construirmos coletivamente e ampliarmos o debate. Esses dois dias foram um termômetro do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Vitória da Conquista. Significa também o amadurecimento do processo de construção de todo um modelo de gestão e, sobretudo do fortalecimento das ofertas que a assistência social vem fazendo em Conquista.”, avaliou o diretor de Assistência Social Michael Farias.

Para Erivelton Soares da Silva, que mora na zona rural, no distrito de São Sebastião, valeu a pena a sua participação na conferência. “Este é um momento muito importante porque nos ajuda a compreender melhor nossos direitos e nossos deveres e também porque podemos contribuir com o poder público para melhorar as suas ações”, ressaltou Erivelton.

Delegados titulares e suplentes eleitos para a etapa estadual

Após a discussão nos eixos temáticos, foram elaboradas propostas pelos delegados que foram colocadas em votação na plenária final, sendo escolhidas para cada eixo três propostas municipais, uma proposta Estadual e uma proposta nacional. Os delegados também aprovaram três moções escolheram quatro delegados que representarão Vitória da Conquista na etapa estadual que acontecerá em Salvador.

Uma das delegadas eleitas, foi a psicóloga Monalisa Cirino, que representará os trabalhadores do SUAS em Salvador, para ela o momento de conferência é muito importante para sociedade civil porque é quando ela pode elaborar propostas e diretrizes para assistência social municipal, “tudo isso só contribui para melhoria da política em nosso município, que neste momento tem como principal bandeira a garantia da política pública Assistência Social enquanto direito do cidadão e dever do estado”, salientou Monalisa.