Conferência debateu proteção de crianças e adolescentes em Conquista

Com o tema: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências” aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba) a X Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescentes organizada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

O objetivo principal de Conferência foi promover a mobilização dos integrantes do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para construção de propostas voltadas para afirmação dos princípios da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas e fortalecer as estratégias de enfrentamento às violências considerando a diversidade.

Momento cultural com o grupo instrumental do Instituto Padre Benedito Soares

Neste sentido, durante dois dias, a sociedade conquistense pôde debater ações para efetivação e avanços na proteção de crianças e adolescentes do município. “Nós só temos que agradecer a dedicação de todos que se propuseram a estarem aqui por dois dias debatendo este tema que é de interesse de todos nós. Nosso governo irá analisar cada proposição feita aqui e esperamos também contribuir para o debate territorial e também o nacional que acontecerá em 2019”, ressaltou o diretor de Assistência Social, Michael Farias.

Durante o debate todos os participantes tiveram direito a voz e desta forma contribuir com a construção de proposta, a exemplo de Ana Beatriz Silva Rocha (10), moradora do Jardim Valéria, que apresentou a ideia do Super Jovem, um adolescente cheio de saúde, educação, sabedoria e respeito que irá salvar o mundo. “Gostei muito da Conferência, porque nós aprendemos que com educação e sabedoria o jovem tem superpoderes”, explicou Ana.

Ana gostou de participar da Conferência

A voz do adolescente Jonatas Santos (16), morador do Miro Cairo, também foi ouvida por todos os participantes durante a sua apresentação em que destacou a importância do respeito à diversidade. “Esta é a primeira vez que participo de uma Conferência e aproveitei para fazer uma proposta para que todos respeitem a diversidade e gênero de cada pessoa”, destacou Jonatas.

Jonatas apresentou com seus amigos a proposta de respeito a diversidade

Na plenária final os participantes votaram as propostas sugeridas nos cinco eixos da conferência e escolheram também por meio de votação os delegados que representarão Vitória da Conquista na conferência territorial. “O Comdica agradece a cada um dos participantes que estiveram com a gente nestes dois dias, contribuindo para melhoria da assistência e proteção a crianças e adolescentes de nossa cidade. Este foi um momento de fortalecimento de nosso SGD e do nosso conselho”, salientou o presidente do Comdica, Joab Oliveira.

Delegados que representarão Vitória da Conquista na Conferência territorial que acontecerá em 2019