Governo
Postado em 6 de setembro de 2023 as 18:56:40
A votação on-line do Governando com as Pessoas – projeto-piloto da Prefeitura de Vitória da Conquista implantado no bairro Zabelê – segue aberta para que os moradores possam escolher obras e serviços disponibilizados pelo Governo Municipal, a exemplo de reformas de escolas e de praças. Por conta do feriado de 7 de setembro e o ponto facultativo de sexta-feira (8), os pontos de atendimento em escolas, unidades de Saúde e Cras do Miro Cairo só voltam a funcionar na segunda-feira, 11.

Geanne Oliveira
Os serviços e obras disponíveis para a votação já estavam previstos no orçamento de 2023, sem destinação para o bairro Zabelê. “A partir do entendimento da prefeita Sheila de que o Zabelê é uma área importante, de uma grande estratificação social, nós focamos esses investimentos lá”, explicou a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.
“Estamos rodando um projeto-piloto da maior grandeza da história da cidade de Vitória da Conquista, no qual as pessoas, sem a necessidade de se deslocar do seu lugar de trabalho ou de moradia, sem precisar participar de uma reunião presencial, poderão votar e indicar as melhores obras ou serviços na percepção de cada uma delas”, disse Geanne.
A secretária destacou que o projeto-piloto é um teste para que a Prefeitura entenda o sistema de participação popular e, tendo êxito, a gestão municipal poderá ofertar obras com prazos e valores maiores. “Diferente de programas semelhantes que utilizavam 1% da receita corrente líquida, estamos disponibilizando todo o orçamento necessário para ser aplicado nas obras e nos serviços mais votados pela população”, comparou.
Nesta primeira etapa de votação, que acontece até o dia 15 de setembro, o cidadão indica até cinco intervenções (obras ou serviços) disponibilizados no menu do site http://governandocomaspessoas.pmvc.ba.gov.br.
Para votar, o cidadão precisa realizar o cadastro e participar das etapas do projeto. É necessário ter mais de 18 anos, informar o nome, CPF (só os números) e telefone, além de e-mail, que não é obrigatório. Na sequência, é preciso informar o CEP do logradouro para o qual deseja a intervenção da Prefeitura.
Quem não tem acesso à internet, pode se dirigir, em dias úteis, ao Cras Miro Cairo ou a uma escola ou unidade de saúde do Zabelê para votar. Lá, terá um servidor treinado para fazer a orientação.
As obras e serviços mais urgentes devem ser executados até dezembro deste ano.