Ciclo de capacitação do selo Unicef, na Maurício de Nassau

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (23) o ciclo de capacitação do selo Unicef (United Nations Children’s Fund/Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Centro Universitário Maurício de Nassau. O evento teve por finalidade apontar indicadores que visam promover e melhorar as políticas públicas em favor da criança e do adolescente.

A coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente do município, Camila Fischer, destacou alguns pontos debatidos no evento. Segundo ela, a Unicef apontou 17 indicadores para desenvolvimento. Entre eles, a defasagem escolar, a gravidez na adolescência, a violência externa e a aprendizagem profissional. “Também foi indicada pela Unicef a realização do Fórum Comunitário, um espaço aberto à sociedade para debate, construção e melhorias de políticas públicas para criança e adolescente”, acrescentou.

A coordenadora da Unicef, Ana Carla Carlos (à esquerda), elogiou Vitória da Conquista pelos bons indicadores

Além de Vitória da Conquista, representantes de municípios vizinhos estiveram presentes no ciclo. Este foi o caso de Nora Ney Rodrigues Pales, secretária municipal de Assistência Social da cidade de Encruzilhada. Para ela, as ações e atividades do evento são muito importantes e representam uma vitória para os municípios que aderem ao selo Unicef, uma vez que ele promove diversas melhorias em favor da criança e do adolescente. “Por meio dessa capacitação nós somos orientados a, junto com outros setores dos municípios, formar grupos para estudar e elaborar planos de ações em prol das políticas públicas da criança e do adolescente. Então, é muito importante a adesão dos municípios ao selo”.

Assistentes Sociais discutem planejamento de políticas publicas para criança e adolescente

Para Ana Carla Carlos, consultora e coordenadora da Unicef, o evento foi um sucesso e superou as expectativas. Segundo ela o principal objetivo do ciclo foi cumprido: capacitar os municípios nos seus indicadores de linha de base, além de capacitar a mobilização de adolescentes por meio de núcleos. “Os municípios que participaram do selo nas edições anteriores avançaram no âmbito da garantia dos direitos e isso é um bom sinal. Houve redução da mortalidade infantil, melhoria no acesso à educação e diminuição da evasão escolar, entre outros. Esse é um sinal de que a adesão ao selo Unicef por esses municípios deu bons resultados e Vitória da Conquista foi um dos municípios que melhorou seus indicadores significativamente. Por isso, foi certificada no selo”.