Vitória da Conquista foi premiada na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, uma iniciativa que reconhece e incentiva a melhoria da gestão pública em todo o Brasil. A cidade foi destaque na premiação que reuniu gestores públicos da Bahia, tendo sido indicada em quatro pilares de avaliação, ganhando o primeiro lugar em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, segundo lugar em Saúde e Bem-Estar e terceiro lugar em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e também na nota geral, que é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA).

A cerimônia de premiação, que celebra as boas práticas e a eficiência na administração municipal, foi realizada na Assembleia Legislativa da Bahia e contou com a presença do vice-prefeito, Dr. Aloisio Alan, e dos secretários municipais de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e Serviços Públicos, Luís Paulo Santos.

O reconhecimento de Vitória da Conquista no Prêmio Band Cidades Excelentes reafirma o compromisso da administração municipal com a eficiência, a transparência e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população. “Concorremos a sete categorias, fomos finalistas em quatro, sendo que uma delas em primeiro lugar. Agradeço à prefeita a oportunidade de representar o nosso município. Fizemos bonito. Esse prêmio pertence a todos nós. Como diz Sheila: ‘sozinho você até caminha, mas juntos vamos mais longe”, disse assim que recebeu o prêmio

O Que é o Prêmio Band Cidades Excelentes?

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila. Seu objetivo é claro: incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio da valorização de gestões que demonstram excelência em diversas áreas.

A participação é simples e abrangente: todos os 5.568 municípios do Brasil são automaticamente inscritos, segmentados conforme o tamanho de sua população. A avaliação é rigorosa, utilizando a ferramenta IGMA.

A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 71 indicadores em uma única nota final.

Esses indicadores foram construídos com base em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Infraestrutura e Mobilidade; Saúde e Bem Estar; Educação e Sustentabilidade.

Para a definição dos vencedores deste ano, o critério de avaliação levou em consideração a evolução de cada um desses pilares do IGMA no ciclo de 2025, garantindo que o progresso da gestão seja o fator determinante para a premiação.

Além da avaliação automática, os gestores públicos puderam submeter Projetos Qualitativos que comprovam a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida dos cidadãos. Tais projetos, de iniciativa pública e com impacto direto na sociedade, tiveram o poder de aumentar a nota do município no IGMA e devem ter como objetivo aprimorar a gestão municipal e a vida da população, abrangendo os pilares do índice.