Notícias
Postado em 11 de novembro de 2024 as 12:45:41
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu o prêmio Santa Dulce dos Pobres, pela apresentação de cinco projetos desenvolvidos pela Assistência Farmacêutica e Atenção Primária em Saúde do munícipio, durante a Mostra do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) Bahia, em Salvador. O prêmio foi entregue no dia 4 de novembro, e apresentado à prefeita Sheila Lemos nesta segunda-feira (11).
Na Mostra foram premiados os seguintes projetos: “Ampliando acesso e qualificando o gerenciamento de doenças crônicas através da tecnologia”; “Prontuário eletrônico do cidadão: informatização qualificada do cuidado farmacêutico no SUS”; “Cuidado farmacêutico na atenção primária: experiência no município de Vitória da Conquista”; “Unidades sentinelas: uma estratégia na APS forte e resolutiva para cuidados em arboviroses”, e “Programa Municipal de Atendimento ao Idoso com Limitação – relato de experiência”.

Sheila Lemos
Para a prefeita Sheila Lemos, a premiação é o reconhecimento do trabalho que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito junto aos servidores efetivos, procurando trabalhar com tecnologia e conhecimento científico por meio de parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). “A gente sabe que nós temos ótimos pesquisadores, ótimos cientistas na Bahia, no Brasil, mas você fazer esse link para que esse trabalho científico venha a mudar, transformar a vida das pessoas, é um trabalho de convencimento de vários atores, e aqui em Conquista nós temos conseguido isso. Fazer com que esses trabalhos científicos venham melhorar a vida do cidadão de Vitória da Conquista”.
A secretária de Saúde, Fernanda Maron, informou que o projeto “Unidades sentinelas: uma estratégia na APS forte e resolutiva para cuidados em arboviroses” foi indicado também para a premiação nacional no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems). “Diante de tudo que enfrentamos este ano com a dengue, ter este trabalho premiado é muito importante, pois, ele nos motiva e reconhece as estratégias desenvolvidas e todos os esforços das equipes de saúde para o enfretamento das arboviroses em nosso município”.
Sobre o prêmio
Segundo o Cosems, a premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas por profissionais de saúde nos municípios baianos. O prêmio é concedido pela entidade desde 2016 e este ano mudou de nome, reforçando a homenagem ao legado e à história da primeira santa brasileira, também conhecida como o “Anjo Bom da Bahia”.