Notícias
Postado em 20 de outubro de 2023 as 18:17:39

Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a visita de membros da Equipe Nacional de Validação (ENV), vinculada ao Ministério da Saúde, para o processo de Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis ou de obtenção dos Selos de Boas Práticas Rumo à Eliminação, pleiteados pelo município de Vitória da Conquista.
Para avaliar esse processo, a equipe de validação visitou diversos serviços de saúde da rede municipal de saúde, a exemplos das unidades de saúde da família, Lacen, Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), Associação Renascer, Consultório na Rua, coordenações de Vigilância e maternidades, a fim coletar mais informações e entender os fluxos de atendimento das gestantes na rede.

Na prática, isso significa que o município tem apresentado indicadores que favorecem a obtenção da certificação em relação à transmissão vertical do HIV, já que desde 2007 o município não registra casos de criança com HIV, transmitido da mãe para o filho na gestação, parto ou amamentação.
Para sífilis, o município está apto a receber o selo prata de Boas Práticas, isso quer dizer que enquanto rede de saúde, a SMS tem seguido o protocolo correto, reduzindo a taxa de incidência da sífilis congênita, que ainda não foi erradicada.
Previamente, já havia sido enviado um relatório ao Ministério da Saúde com todos os dados, e agora, após a visita, a ENV fará um novo relatório que vai confirmar essas informações para validação do selo. “Isso é um indicador de que o município vem melhorando sua rede, o cuidado com as gestantes para que esse bebê, quando nascer, não tenha nenhuma complicação, não somente dentro da nossa rede pública, mas estamos também dentro das maternidades privadas, onde essas gestantes também são atendidas”, explicou Halanna Ferraz, diretora de Vigilância em Saúde do município.

O secretário municipal deSaúde, Vinícius Rodrigues, destacou que a visita do Ministério da Saúde foi algo muito importante para reafirmar o trabalho que vem sendo feito. “Eles puderam expressar o quanto a gente vem trabalhando, de fato, para ter uma rede integrada e prestando o melhor serviço possível às nossas gestantes. Fomos bastante elogiados e saímos daqui também com algumas recomendações para que possamos melhorar ainda mais”, afirmou Vinícius.
A qualificação dessa assistência na rede SUS é um trabalho construído a várias mãos, incluindo a SMS, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e o Ministério da Saúde. “A gente avalia que todo esse processo é um reconhecimento do trabalho das pessoas que estão na Atenção Básica, na Vigilância Epidemiológica, no CAAV, então é muito gratificante estar aqui hoje com a equipe do Ministério da Saúde para que Vitória da Conquista venha a receber esse selo”, afirmou Myllene Souza, enfermeira do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, vinculado à Diretoria de Vigilância do Estado da Bahia (Divep).
- Visita às unidades de saúde
- Equipe do Consultório na Rua
- Equipe do Lacen
- Equipe do Caav
Ainda segundo o secretário, mais do que receber a certificação, o intuito é trazer a população para o centro dessa discussão. “O resultado disso é o melhor cuidado ofertado às nossas gestantes e aos bebês. Isso deixa a gente muito feliz, em ver o SUS como ele deve ser, esse selo significa muito mais para a população, do que pra gente”, finalizou Vinícius.
A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a rede de atenção do SUS e aprimorar as ações de prevenção, diagnóstico, assistência, e de tratamento das gestantes e das crianças. A expectativa é que o resultado da avaliação feita pela equipe de validação em Vitória da Conquista seja divulgado no próximo mês.











