Com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica, foi realizada em Salvador, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento aconteceu na terça (11) e quarta-feira (12), e reuniu representantes da sociedade civil, poder público, setor empresarial e entidades ambientais. O objetivo da conferência foi debater estratégias e soluções voltadas à crise climática e ao fortalecimento das políticas ambientais no estado.

Ana Cláudia Passos

O evento é fruto das conferências municipais, nas quais foram discutidas propostas que visam encontrar soluções para problemas ambientais comuns entre os municípios e regiões, quando foram eleitos os delegados representantes de cada município. A Prefeitura de Vitória da Conquista foi representada, entre outros, pela secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, na condição de delegada municipal.

Os delegados do município foram escolhidos em novembro do ano passado, na 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Vale do Rio Gavião, realizada em Conquista, com o objetivo de discutir, juntamente com a comunidade acadêmica, população e outras cidades, a necessidade da preservação ambiental e o que pode ser feito para diminuir os efeitos causados por essas mudanças. Em Salvador, foram tratadas cinco temáticas diferentes: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança, e educação ambiental.

No segundo dia do evento, ocorreu a eleição de 60 delegados que representarão a Bahia na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), nos dias 6 e 9 de maio, em Brasília (DF), etapa fundamental para o fortalecimento das políticas ambientais em nível nacional.

As conferências do meio ambiente são espaços de participação social que possibilitam a construção de um futuro mais sustentável para o país. Na Bahia, tratou-se de um marco importante, no qual reafirmou o compromisso do estado com a proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Para Ana Claudia, representar Vitória da Conquista nesta oportunidade é muito importante. “A gente projeta nosso município e contribui para a discussão de estratégias e soluções, além de absorver ações e aprendizados”, completou.