Parte da delegação municipal, composta por servidores, gestores e usuários do Suas

Uma delegação de Vitória da Conquista participou da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília, de 6 a 9 de dezembro, em um encontro que reuniu gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil para discutir os rumos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A edição deste ano também celebrou os 20 anos do Suas e marcou um momento especial para o município, que foi reconhecido nacionalmente com o 6º Prêmio Simone Albuquerque pelo programa Suas na Comunidade.

Promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a conferência reuniu delegados de todo o país, eleitos nas etapas estaduais, além de convidados e observadores. Os debates se concentraram na avaliação da política de assistência social, nos desafios atuais e na formulação de propostas que orientarão os próximos anos da política pública.

A delegação de Vitória da Conquista foi composta pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, pela diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, pelo coordenador de Gestão do Suas e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Joabe Oliveira, pela assistente social do CAPS AD III e conselheira do CMAS, Jemima Araújo, pela conselheira e representante dos usuários do Suas, Karoline Quaresma, e pela representante dos trabalhadores da assistência social, Maryanna Nascimento.

Para o secretário Michael Farias, a presença do município na conferência e o reconhecimento nacional reforçam o compromisso de Vitória da Conquista com o fortalecimento da política de assistência social. “A participação nesse espaço demonstra o quanto estamos atuantes na construção coletiva do Suas. Além disso, receber o Prêmio Simone Albuquerque confirma que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura tem impacto real na vida das pessoas e coloca o município como referência nacional”, destacou o secretário.

Equipes recebem o prêmio Simone Albuquerque. Da Esquerda para a direita: Michael, Karoline, Jemima, Irlane e Joabe

A conselheira Karoline Quaresma, representante dos usuários do Suas, também ressaltou a importância do momento para a defesa de direitos e a ampliação da participação social. “Participar da conferência é romper várias barreiras, como a do capacitismo. Foram mais de 3 mil pessoas juntas reconhecendo o Suas como uma prioridade e discutindo a criação de políticas públicas. Foi um momento muito bom”, disse Karoline, que também destacou como o evento está preparado para incluir as pessoas com deficiência, seja com intérprete de libras, material em braile e audiodescrição.

Reconhecimento nacional: Suas na Comunidade vence o 6º Prêmio Simone Albuquerque

Durante a programação da conferência, o programa Suas na Comunidade foi anunciado como um dos vencedores do 6º Prêmio Simone Albuquerque, na categoria Intersetorialidade e Interseccionalidade no Suas. O reconhecimento destaca iniciativas que ampliam o acesso a direitos, fortalecem a integração entre políticas públicas, combatem desigualdades e alcançam territórios de difícil acesso.

Suas na Comunidade foi reconhecido no combate as desigualdades sociais

Criado em 2020 e reformulado como programa em 2024, o Suas na Comunidade tem se consolidado como uma das principais estratégias de descentralização dos serviços socioassistenciais no município. Desde 2024, já realizou mais de 60 ações, com cerca de 15 mil atendimentos, beneficiando diretamente mais de 9 mil pessoas na zona rural e nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida. O prêmio reforça o papel de Vitória da Conquista como referência nacional em inovação e gestão integrada na assistência social, reconhecendo a capacidade do município de levar o poder público para mais perto de quem mais precisa.