A Atenção Básica de Vitória da Conquista conseguiu avançar nos indicadores do Previne Brasil pela segunda vez este ano, saindo do Indicador Sintético Final (ISF) de 8.07% no primeiro quadrimestre de 2023, para 8.95% no segundo quadrimestre – equivalente a uma evolução de 10.90%.

Esse avanço também garantiu ao município, a 3ª colocação no ranking nacional entres os municípios com mais de 350 mil habitantes. Em 2022, o município estava na 24ª posição nesse ranking e, no primeiro quadrimestre deste ano, na 6ª posição. Hoje, a cobertura da Atenção Básica abrange cerca de 70% do município.

Gráfico de evolução de Vitória da Conquista no programa Previne Brasil desde 2018 (por quadrimestre)

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que vem implementando a forma de financiamento das ações de Atenção Básica em todos os municípios brasileiros, fazendo a avaliação dos sete indicadores a cada quatro meses, sendo eles: consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas, e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com Diabetes.

O fortalecimento da Atenção Básica tem sido uma das prioridades da gestão, que tem se empenhado ao máximo para melhorar a qualidade da assistência, da prestação do cuidado em saúde às pessoas que são usuárias do SUS e frequentam os postos de saúde de cada bairro, como explicou a diretora de Atenção Básica (DAB) do município, Ana Maria Ferraz. “Observamos uma crescente no número de pacientes portadores de diabetes, hipertensão, asma, dentre outras doenças. E vimos também o aumento no número de atendimento a essas pessoas, impactando diretamente na prevenção do agravamento dessas doenças e fazendo promoção à saúde, de forma qualificada”, ressaltou Ana.

Ana Maria Ferraz

Desde o mês de maio, vem sendo feita a reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde, que vem realizando, mensalmente, uma média de 219 mil atendimentos nos postos de saúde. Um aumento de mais de 26 mil atendimentos por mês, se relacionado ao primeiro trimestre desse ano, quando a média mensal era de 193 mil atendimentos.

Em relação ao primeiro quadrimestre de 2023, as equipes conseguiram avançar em todos os indicadores, com destaque para o acompanhamento de pessoas com diabetes por meio do exame de hemoglobina glicada, que aumentou em 50%, e o acompanhamento de pessoas com Hipertensão, com aumento de 31%.

Para obter melhorias nessa avaliação, toda equipe técnica da DAB realizou reuniões pontuais por equipe de saúde que precisava de um suporte maior de cada área técnica, de acordo com cada indicador do programa. Estar dentro dos territórios foi necessário para entender as realidades de cada equipe, de cada profissional, e desenhar estratégias mais diversas possíveis para melhorar essas ações e alcançar os indicadores.

“Para além de uma nota que representa um ganho muito grande para o município, a gente vê que esse resultado no Previne Brasil é excelente e reflete diretamente na qualidade da assistência que está sendo prestada pelas as nossas equipes de saúde. E expressamos a nossa grande satisfação e gratidão por todo esforço de cada profissional e estamos nos movimentando para fortalecer cada vez mais e trazer, de fato, assistência de qualidade, acolhimento aos nossos pacientes e às necessidades de saúde de toda a população conquistense”, complementou Ana Maria.

O foco agora é unir esforços nos três indicadores que ficaram um pouco distante da meta, principalmente em relação a cobertura de exames citopatológicos, pensando em articulações com outros setores da rede municipal de saúde, principalmente com o setor de regulação, para avançar ainda mais nos indicadores e alcançar as metas propostas.