Altas temperaturas

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi selecionada para a segunda edição do Curso Urgência Climática, do Ministério das Cidades, em parceria com o Instituto Lincoln, que tem o intuito de implementar soluções em territórios urbanos vulneráveis. O evento acontecerá no formato virtual, de 20 de outubro a 10 de dezembro. Vitória da Conquista é a única cidade participante da Bahia, que concorreu via edital, através da Escola de Governo, vinculada à Secretaria Municipal de Governo.

Na última quarta-feira (8), ocorreu um encontro de caráter estratégico a fim de alinhar as expectativas e responsabilidades. Ao todo, são 14 municípios participantes. Representando a Semma, estava presente o assessor especial da pasta, Diêgo Gomes. “Nessa reunião, foram definidos prazos e critérios para que seja possível tocar as atividades. Agora, vamos escolher 15 servidores de diversas secretarias da Prefeitura para participar dessa imersão nos meses de novembro e dezembro”, disse. O grupo será coordenado pelo assessor especial.

1º encontro do curso

De acordo com o Ministério das Cidades, as lideranças foram escolhidas por conhecerem a realidade das comunidades e terem capacidade de mobilizar outros agentes públicos e sociais. O processo de seleção também valorizou critérios de inclusão e diversidade, priorizando cidades com liderança institucional feminina, presença de pessoas negras e Plano Diretor atualizado, além daquelas com menor índice de desenvolvimento humano municipal (IDH-M). Ao todo, 150 pessoas vão participar da nova edição do curso.

A proposta é para que o conhecimento adquirido seja transformado em ações concretas de adaptação e mitigação dos efeitos climáticos.