Educação
Postado em 7 de outubro de 2013 as 11:13:22
Um dos ingredientes indispensáveis para o aluno ter um bom rendimento em sala de aula, assimilando melhor o conteúdo, é uma alimentação escolar de qualidade. Ciente disso, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, possui uma atenção especial quando o assunto é a merenda escolar da rede municipal de ensino, buscando elaborar cardápios saudáveis, sob a orientação de nutricionistas.
E todo esse compromisso da gestão municipal em oferecer uma alimentação de qualidade aos mais de 41 mil estudantes de escolas e creches municipais rendeu um fato inédito. Pela primeira vez, Vitória da Conquista é finalista do 10º Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, desenvolvido pela Ação Fome Zero, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
O prêmio faz parte do projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, que pretende garantir que os recursos públicos destinados à alimentação escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), sejam efetivamente gastos em alimentos de qualidade, com regularidade e em quantidade necessária ao desenvolvimento físico e intelectual dos alunos do sistema público de ensino.
O coordenador municipal da Alimentação Escolar, Josenilton Oliveira, avaliou como positiva a presença de Vitória da Conquista entre as finalistas do prêmio. “A nossa avaliação é a melhor possível, pois é um reconhecimento do trabalho sério e responsável que o Governo Municipal está fazendo”, disse.
Nesta semana, está prevista a visita de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às unidades escolares de Vitória da Conquista, para conferir de perto como é desenvolvido o trabalho de alimentação escolar.
Políticas públicas municipais para a merenda escolar– Os manipuladores de alimentos são fundamentais na boa execução do Pnae, pois, eles são os responsáveis pelo preparo da merenda. Por isso, em Vitória da Conquista, a Administração Municipal investe na formação desses profissionais, oferecendo conhecimentos práticos e teóricos, para que eles estejam capacitados no preparo de uma merenda saborosa e de qualidade.
Além disso, para estimular a criatividade e a habilidade culinária dos manipuladores, diversificando o cardápio escolar, a Prefeitura promoveu, em 2011, o concurso “Minha Receita é Especial”, cuja receita vitoriosa foi incluída no cardápio da merenda escolar.
Há pouco tempo, escolas e creches foram beneficiadas com uma série de equipamentos que contribuem na logística e no preparo da merenda, a exemplo de balanças, freezers, geladeiras e fogões industriais. Somado a isso, foi desenvolvido um software para controle de estoque dos gêneros alimentícios.
Em todas as unidades escolares reformadas, as cozinhas também passam por um processo de revisão, tornando-se arejadas, com iluminação adequada, balcão e fogões industriais.
Trabalho conjunto– Para fiscalizar e avaliar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar em Vitória da Conquista é que a cidade dispõe do Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Criado pela Lei nº 796/1995, o órgão é formado por representantes do Executivo e Legislativo Municipal, professores, pais de alunos e membros da sociedade civil.
Os conselheiros, entre outras atribuições, acompanham os processos licitatórios e são responsáveis por zelar pela qualidade dos produtos em todos os níveis, desde sua aquisição até a distribuição, observando sempre as boas práticas higiênicas e sanitárias.