Vitória da Conquista participou, nesta segunda-feira (27), do Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura, realizado em Salvador. O evento reuniu secretários, gestores, representantes do Ministério da Cultura e de instituições parceiras, com o objetivo de ampliar o diálogo e a cooperação entre municípios na construção de políticas culturais.

Secretários (as) e gestores (as) culturais

Representando o município, o assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, apresentou a revista eletrônica “Venha conhecer e viver essa Conquista”, que reúne descrições e fotografias dos pontos turísticos da cidade, e o projeto Carreta da Cultura, um palco itinerante que levará diferentes linguagens artísticas a bairros, povoados e distritos de Vitória da Conquista, com o objetivo de aproximar a arte da população e ampliar o acesso à cultura de forma descentralizada.

O projeto despertou o interesse de outros municípios e do Ministério da Cultura, que demonstraram desejo de conhecer o modelo desenvolvido em Conquista. “Estamos sendo contatados pelo Ministério da Cultura para mostrarmos nosso projeto de aquisição, para que seja também utilizado por outros municípios federativos”, afirmou Alecxandre Magno.

A Carreta da Cultura será oficialmente inaugurada no dia 9 de novembro, como parte das comemorações pelos 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista.

O assessor especial destacou ainda a importância do evento para as políticas culturais no âmbito local. “Levo daqui novas ideias, parcerias e práticas que certamente contribuirão para o fortalecimento da nossa política cultural, valorizando nossos artistas, nossa identidade e o potencial criativo que faz de Vitória da Conquista uma referência cultural na Bahia e no Brasil”. Na ocasião, também foi apresentado à gerente de P&D do Itaú Cultural, Luciana Campos, o projeto da Casa Glauber Rocha.

No primeiro dia, a programação do encontro contou com debates sobre os desafios e oportunidades da gestão cultural nos municípios, abordando temas como economia criativa, uso de dados na cultura, fortalecimento da governança federativa e execução de novas políticas públicas para o setor.

A abertura oficial contou com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis; da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos; da presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados (FNC) e secretária de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras; do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro; da presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella; além de Luciana Campos, do Itaú Cultural, entre outras autoridades.

O Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura é realizado pelo Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e já acontece há cerca de 18 anos, reforçando o potencial da cultura para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

Em Salvador, as atividades seguem até esta terça-feira (28), na Casa das Histórias, no bairro do Comércio. A programação do último dia inclui:

  • 9h às 13h – Assembleia Geral do Fórum de Cultura;
  • 15h às 16h30 – Painel “Cultura de Dados para Gestores” (Fundação Itaú);
  • 16h30 às 18h – Painel “Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco”;
  • 19h – Encerramento com programação cultural.