Notícias
Postado em 25 de setembro de 2014 as 16:44:02
Gestores da Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidos, na manhã dessa terça-feira, 23, com o técnico da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Jucarlos Santos, para a apresentação da nova etapa do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, promovido pelo Estado. A iniciativa tem por objetivo reforçar as ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social para o controle da dengue.
Além de Vitória da Conquista, a ação é desenvolvida em outros 22 municípios do Estado. “Para nós, da Fundação, é um prazer trabalhar com esse projeto aqui em Conquista, já que, para a FLEM, este sempre foi um município exemplar em organização da Saúde”, avaliou Jucarlos.
Durante a reunião, a Fundação Luís Eduardo Magalhães entregou para a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, o relatório de atividades da última etapa, concluída em 2013, do projeto no município. No levantamento, é relatado o quantitativo de atividades promovidas, como a realização de 537 ações (faxinaços, palestras, capacitações, mutirões), o cadastro de 27 instituições parceiras no combate à dengue e a colaboração de mais de 60 mobilizadores.
“Este é um momento de agradecer e reconhecer a contribuição da Mobilização Social para atingirmos metas importantes como a retirada de Vitória da Conquista da lista das cidades com a possibilidade de ter uma epidemia de dengue em 2013”, declarou Márcia Viviane
Para a coordenadora municipal de Endemias, Polyana Gusmão, envolver a comunidade no controle da dengue é fundamental. “Para se ter uma ideia da importância da Mobilização Social, em nosso último levantamento de infestação do mosquito, 99% das larvas foram encontradas nas residências”, destacou Polyana.
Com a nova etapa do Projeto de Mobilização Social, estão previstas a intensificação das atividades de mobilização em diversos bairros da cidade. O objetivo é prevenir a proliferação do mosquito e conscientizar a população para o combate à dengue, a partir da construção de uma rede intersetorial articulada, que conecta instâncias governamentais, parceiros da sociedade civil e voluntários.