Cultura
Postado em 14 de março de 2024 as 10:20:31
Nesta quinta-feira, 14 de março, a cidade de Vitória da Conquista celebra o nascimento do cineasta Glauber Rocha, que completaria 85 anos. Reconhecido como patrono da cultura no município, o “Pai do Cinema Novo” tem sua data de aniversário estabelecida como o Dia Municipal da Cultura, por meio da Lei nº 1.367/2006.
Glauber nasceu em Vitória da Conquista em 14 de março de 1939. Ao longo de sua vida, ele se destacou como cineasta, ator e escritor. Na década de 1940, mudou-se com sua família para Salvador, onde manifestou sua paixão pelas artes, especialmente o cinema. Ele foi um dos líderes do movimento do Cinema Novo, uma corrente vanguardista, e ficou conhecido como um polêmico criador cinematográfico. Glauber Rocha faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de agosto de 1981, deixando um extenso legado para a arte e cultura nacional.
O secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Eugênio Avelino Xangai, destaca a importância de Glauber Rocha para a cultura do país e para o município, principalmente devido ao seu reconhecimento internacional. Xangai ressalta que figuras que adquirem uma relevância extraordinária, como Glauber, proporcionam grande notoriedade ao local de nascimento, sendo um reconhecimento de suas origens. “Assim como a icônica figura de Pelé se relaciona com a cidade de Três Corações, Glauber traz a Vitória da Conquista um grande orgulho pelo alcance mundial que sua arte conquistou”, destaca o secretário.
Parte dessa importância foi reconhecida por meio do Centro Cultural Glauber Rocha, construído pelo governo municipal com recursos próprios e batizado com o nome do cineasta. O espaço, com capacidade para receber cerca de 20 mil pessoas, abriga as principais atividades culturais da cidade, bem como a Prefeitura da Zona Oeste (PZO) e o Planetário Municipal. “Hoje, a cidade de Vitória da Conquista celebra seu talento e sua contribuição para o cinema brasileiro, reafirmando o orgulho de tê-lo como um filho ilustre. Sua arte continua a inspirar e influenciar gerações, e seu nome permanecerá como um símbolo da cultura conquistense”, acrescentou Xangai.

Planetário está localizado no Centro Cultural Glauber Rocha
Além do Centro Cultural Glauber Rocha, outro equipamento que leva o nome e a marca do cineasta conquistense é o aeroporto inaugurado em 2019. Esses espaços são uma homenagem ao legado de Glauber Rocha e contribuem para manter viva sua memória e sua influência na cultura local.