Prefeito Guilherme Menezes assinou o termo de adesão ao programa “Crack, é Possível Vencer”

O prefeito Guilherme Menezes assinou, na tarde dessa terça-feira, 6, o pacto de adesão ao programa do Governo Federal “Crack, é Possível Vencer”. A cerimônia, que aconteceu no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília, contou com a presença de ministros, governadores e prefeitos. Além de Vitória da Conquista, mais 27 municípios também fizeram a adesão, elevando de 90 para 118 o número de cidades participantes do “Crack, é Possível Vencer”.

Lançado pelo Governo Federal, o programa tem como finalidade prevenir o uso e promover a atenção integral aos usuários de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. O “Crack, é Possível Vencer” reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.

Ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann destacou a importância da parceria entre estados e municípios para o bom funcionamento do programa

O prefeito Guilherme Menezes destacou a importância de Vitória da Conquista fazer parte deste plano integrado nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas. “Esta é uma iniciativa muito importante, pois prevê recursos para ampliação dos serviços de saúde, de assistência social, cursos de capacitação, além dos equipamentos que serão doados para a atuação na segurança pública e ações de prevenção que visam fortalecer esse combate”, salientou o prefeito.

Para a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a união dos estados e municípios é fundamental para o bom funcionamento do programa.”Precisamos de mais saúde, mais ações para a família, educação e direitos humanos. Assim, unidos estaremos estudando diretrizes para execução dessa política. Fizemos isso através de três eixos: prevenção, autoridade e cuidado. Só venceremos o crack se estivermos unidos em um mesmo propósito”, assegurou.

O prefeito Guilherme Menezes fez questão de conhecer uma base móvel do programa

Bases móveis do programa – Após a assinatura do termo de adesão, o prefeito Guilherme Menezes, e o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano, visitaram uma base móvel do programa. As bases móveis de videomonitoramento são microônibus adaptados que auxiliam as ações de policiamento ostensivo de proximidade nas cenas de venda e consumo de crack e outras drogas. Elas servem como um pequeno centro de comando e controle, dando suporte tecnológico aos profissionais de segurança pública que acompanham, por meio de monitores, as imagens captadas por câmeras de vídeo instaladas em pontos fixos de maior vulnerabilidade.

Junto com cada base móvel, o Governo Federal doa aos estados, Distrito Federal e municípios os seguintes equipamentos: 20 câmeras de videomonitoramento fixo; 2 veículos, 2 motocicletas com capacete e tecnologias de menor potencial ofensivo. Além de doar os kits de equipamentos, é garantida a manutenção das bases pelo período de dois anos.

Observatório do Programa Crack, é Possível Vencer –Durante o evento, também foi lançado um observatório público, com o objetivo de dar maior transparência ao programa e permitir ao cidadão acompanhar as ações realizadas pelos governos para o enfrentamento ao crack e outras drogas. O portal organiza informações sobre os serviços e equipamentos disponibilizados em todo o país, além de notícias atualizadas.

No Observatório, o cidadão poderá buscar, por município, os serviços das redes de saúde e assistência social voltados para o atendimento do usuário de drogas, bem como os resultados do programa na área de segurança pública e prevenção. As informações estão organizadas nos três eixos centrais do “Crack, é Possível Vencer”: Prevenção, Cuidado e Autoridade.

O Observatório está disponível no endereço http://www.brasil.gov.br/observatoriocrack/index.html.