Desenvolvimento Social
Postado em 23 de março de 2017 as 15:21:40
Nesta quinta-feira, 23, o Conselho Municipal da Mulher, em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando o 1o Seminário sobre Violência Doméstica e Familiar com o tema: “Múltiplas violência decorrentes da ordem patriarcal”. O evento integra a programação do Dia Internacional da Mulher e tem o objetivo de promover uma reflexão sobre os índices de violência contra mulher que tem aumentado no Brasil; o país ocupa a triste posição de quinto lugar no mundo no mapa da violência contra mulher.
Na abertura do evento, que contou com a participação da vereadora Nildma Ribeiro, da tenente da Polícia Militar Larissa Couto, da representante da Mulher Advogada da OAB Michele Chambre, da coordenadora de Política Públicas para as Mulheres da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sabrina Menezes, e da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Arlene Santos Ribeiro, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, falou das dificuldades e conquistas das mulheres ao longo de sua história, principalmente no que se refere à violência doméstica contra mulher, que é crescente em Vitória da Conquista. Irma Lemos ressaltou ainda a importância da implantação da Ronda Maria da Penha, “esta semana tivemos a felicidade de sermos informadas sobre a chegada da Ronda Maria da Penha em Vitória da Conquista. Tenho certeza que esta ação da Polícia Militar irá inibir os agressores e assim, diminuir os números da violência contra mulher”, destacou Irma.
“A programação do seminário está pautada no enfrentamento violência doméstica e diária que as mulheres têm sofrido em seu cotidiano, causando, na maioria das vezes, doenças como a depressão. Estamos aqui para refletirmos sobre todos os tipos de violência que atingem as mulheres no dia-a-dia como o assedio moral e sexual que acontecem no ambiente de trabalho, que é muito grave e muito comum. O Conselho da Mulher está a disposição para atender todas as mulheres. Precisamos curar esta doença que é a violência contra mulher”, salientou Arlene, presidente do Conselho Municipal da Mulher.
A programação do seminário, que acontecerá até as 17:30 de hoje, conta com palestras que discutiram temas como: “Reeducação do Agressor”, proferida por Luiz Henrique Machado de Paula, delegado da Polícia Judiciária; “Múltiplas violências decorrentes da ordem patriarcal” proferida por Lucina Santos Silva, doutora e professora da UESB; “Violência Obstétrica” proferida por Joana Rocha, presidente da Comissão de Direito Médico da OAB; “Considerações sobre o direito reprodutivo da Mulher” proferida por Cláudia Simões Baleeiro, advogada e pesquisadora, com diversos trabalho na área de gênero e “Experiências de Parto Humanizado” proferida por Felipe Oliveira Bittencourt, diretor geral da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).