A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), realizou, na última semana, uma capacitação para os expositores de alimentos e bebidas que vão trabalhar no Festival de Inverno Bahia, evento que acontecerá entre os dias 29, 30 e 31 de agosto. A ação foi promovida com o objetivo de garantir a segurança alimentar do público e assegurar a aplicação da Lei nº 12.546/2011, que proíbe fumar em recintos coletivos fechados, privados ou públicos.

Adriana Prado

Durante a capacitação, a inspetora sanitária Adriana Prado falou sobre os itens que serão cobrados, com base na lei, durante a fiscalização. A inspetora também explicou sobre as práticas nos serviços de manipulação de alimentos que evitam a contaminação do ambiente e garantem a qualidade das comidas e bebidas que serão vendidas durante o evento.

Leda Lima

Segundo a responsável pela comercialização dos espaços de alimentação do Festival, Leda Lima, a capacitação promovida pela Vigilância Sanitária e Ambiental foi inserida como item obrigatório pelos organizadores da festa. “A Visa tem sido parceira do Festival ao longo desses anos e, com isso, temos a certeza de que estamos protegendo o público do evento e também os nossos expositores”, salientou.

Cristiane Couto

Na ocasião, a inspetora Cristiane Couto falou sobre o cumprimento da Lei nº 12.546/2011, que proíbe a distribuição gratuita de produtos derivados do tabaco e reforça que os frequentadores da festa não deverão fazer uso de produtos fumígenos nas áreas fechadas ou semiabertas. “É importante ressaltar que a lei não proíbe a venda, desde que feita de acordo com as exigências previstas. Essa restrição é uma opção da organização do evento, que há dois anos não permite a comercialização desses produtos, o que demonstra uma preocupação com as pessoas que não fazem uso do tabaco”, explicou Cristiane. Durante a capacitação, a inspetora também destacou a importância de evitar a incidência do fumo passivo.

A equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental realizarão inspeção sanitária antes e durante o evento, dando início às atividades de fiscalização preventiva a partir dessa quarta-feira, 27, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, local de realização do Festival.