Como parte das ações que visam prevenção e redução de riscos à saúde da população, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) tem intensificado o trabalho de fiscalização no comércio de Vitória da Conquista, em supermercados, restaurantes, lanchonetes, dentre outros.

Só neste mês de setembro, foi apreendido mais de uma tonelada de produtos vencidos, deteriorados e avariados, que são nocivos à saúde ou estão em desacordo com as normas regulamentares. Ao longo deste ano de 2023, já foi totalizada a apreensão de mais de duas toneladas e meia de produtos nesse estado, que foram descartados pela Visa.

“É muito difícil as nossas equipes técnicas alcançarem todos esses estabelecimentos. Estamos, dentro das nossas possibilidades, trabalhando, fiscalizando, notificando e prestando todas informações necessárias para garantir alimentos saudáveis à população. Acreditamos que só por meio de estratégias educativas contínuas poderemos ter êxito”, afirmou o coordenador da Visa, Maico Mares.

Para coibir a venda irregular de produtos vencidos ou fora das normas, o coordenador pediu que a população denuncie e ainda fez o alerta: “Você também pode ser o seu próprio fiscal. Antes de comprar qualquer produto confira a embalagem, data de validade e caso encontre produtos vencidos a venda ou deteriorados, faça a denúncia ao canal certo”.

As denúncias podem ser feitas na Ouvidora da Saúde 0800 284 70 10 ou pelo site da PMVC, na aba da Ouvidoria Municipal.