Com o objetivo de garantir a segurança alimentar do público que vai participar do evento PM no Pôr do Sol, a Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista realizou nesta terça-feira (6), uma capacitação com os expositores do ramo alimentício que atuarão nas edições do projeto, que acontecem nos dias 11, 18 e 25 de janeiro, no Cristo de Mário Cravo.

Ao todo, 10 expositores de alimentos variados, a exemplo de hambúrgueres, pastéis e outros tipos de lanches, participaram do treinamento, ministrado pela nutricionista e inspetora sanitária Adriana Silva Prado. Segundo ela, a ação tem caráter preventivo e busca orientar os manipuladores de alimentos que estarão trabalhando durante o evento.

“A Vigilância Sanitária está aqui hoje fazendo um treinamento, passando algumas orientações para os manipuladores de alimentos que estarão atuando no Pôr do Sol, a fim de prevenir qualquer tipo de toxinfecção alimentar. Hoje a gente vai estar passando orientações básicas de higiene, de manipulação e também como vai proceder a inspeção da Visa nesses dias de evento, porque a gente vai estar lá presente”, explicou.

Adriana – nutricionista e inspetora da Visa

O coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, ressaltou que o órgão foi comunicado desde o início sobre a retomada do projeto e decidiu apoiar a iniciativa. “O retorno do projeto Pôr do Sol é muito interessante. Desde o início, a Vigilância Sanitária foi comunicada e resolvemos abraçar essa causa, com o apoio de toda a fiscalização na área de alimentos e saúde”, afirmou.

Ainda, de acordo com  Maico, os expositores foram selecionados com base em critérios técnicos. “Temos um total de 10 expositores de alimentos, bem diversificados, e eles foram muito bem selecionados devido a um histórico positivo e por estarem capacitados para atuar exatamente naquele local”, disse.

Maico Mares – coordenador da Vigilância Sanitária

Além da capacitação, a Vigilância Sanitária também fará uma fiscalização completa da estrutura do evento. “A Vigilância vai chegar pelo menos duas horas antes do evento para conferir toda a praça de alimentação, banheiros químicos, as empresas que vão prestar serviço de ambulância e saúde móvel, além de médicos, socorristas e enfermeiros, verificar documentação, medicamentos e toda a parte de adequação de alimentos e manipulação”, detalhou Maico.

Para o Major Neilson Ramos, a retomada do Pôr do Sol traz uma expectativa de público maior, o que demanda ainda mais cuidado na organização. “Nessa retomada, a gente tem uma expectativa muito grande de um público bem maior. Essa preocupação está demandando mais cuidado para que a gente faça, de fato, um evento de qualidade, prazeroso para todo mundo, um evento familiar”, pontuou. Ele reforçou que a segurança do evento envolve várias áreas. “A gente brinca que o slogan dessa edição é ‘com toda a segurança do Pôr do Sol’, porque envolve não só a segurança pública, mas também a segurança alimentar, a saúde, a prevenção e o cuidado com o meio ambiente. E para entregar um projeto dessa magnitude, nenhum órgão faz sozinho. Por isso, a importância do apoio da Prefeitura Municipal”, concluiu.

Major Neilson Ramos

O evento Pôr do Sol tem início neste sábado (11), a partir das 15h, e segue nos dias 18 e 25 de janeiro, no Cristo de Mário Cravo, reunindo lazer, gastronomia e música em um ambiente planejado para receber o público com segurança.