A descoberta da gestação é um momento único na vida de um casal, que envolve uma série de emoções e também gera muitas dúvidas, principalmente para pais de primeira viagem. Foi pensando nisso, que o Hospital Esaú Matos, por meio do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), desde 2017, realiza o “Curso de Educação Perinatal Vem Neném”.


O casal Ester Souza e Edmar Rocha participou da 15ª edição do evento, que aconteceu no último sábado (24). Mesmo com a gravidez ainda no início, com sete semanas, eles decidiram participar do curso para se prepararem melhor para todas as fases da gestação, parto e pós-parto. “No momento que a gente descobre a gestação junto vêm muitas dúvidas e medos, então, vi esse evento como o espaço ideal para tirar essas dúvidas e ter acesso a informações com pessoas que de fato têm conhecimento sobre o assunto e isso, automaticamente, deixa a gente, enquanto gestante, mais tranquila”, declarou Ester.

Opinião compartilhada pelo seu companheiro, que avaliou o evento como excelente: “Quanto mais munidos de informação tivermos, melhor preparados estaremos para a chegada do nosso bebê”, afirmou Edmar Rocha. Para a psicóloga do Hospital Esaú Matos e membro do GTH, Ariane Barreto, esse é o grande objetivo do “Vem Neném”. “O conhecimento é o principal aliado nesse momento, tanto para as gestantes quanto para os seus companheiros, que poderão resguardar o desejo delas a partir do embasamento científico”, comentou Ariane.


Assim, segundo a psicóloga, o curso busca sempre trazer um gama de profissionais dentro da área de assistência ao parto, como doula, pediatra, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, que apresenta conteúdos relacionados aos tipos de trabalho de parto, primeiros cuidados com bebê e até mesmo introdução alimentar, entre outros.

A fisioterapeuta pélvica e obstetrícia, Monik Araújo, foi uma das palestrantes do evento. Na oportunidade, ela falou sobre o “Uso de métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto”. Nesse sentido, os casais puderam aprender com sua palestra técnicas como massagens, aromaterapiamusicoterapia, respiração e terapias térmicas. “Essas são técnicas de fácil acesso, que proporcionam muitos benefícios para as gestantes e que todos podem utilizar no momento do trabalho de parto”, destacou a fisioterapeuta.

Além das palestras, durante o curso foram realizadas atividades interativas com os casais e sorteios de brindes.