Notícia Destaque
Postado em 1 de agosto de 2013 as 19:30:09
Está disponível na rede pública de saúde de Vitória da Conquista a vacina contra a gripe. Crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças crônicas (com prescrição médica), que ainda não foram vacinados, podem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência.
A vacina, que combate o vírus influenza B, causador da “gripe comum”, também protege contra os vírus H1N1 e H3N2. Segundo a coordenadora municipal de Vigilância à Saúde, Mônica Achy, “além da vacinação, as unidades de saúde oferecem palestras sobre formas de prevenção e tratamento das doenças causadas pelo vírus influenza”.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde informam que, em Vitória da Conquista, nenhum caso de H1N1 foi confirmado. Porém é necessário que a população tome alguns cuidados. Entre eles estão lavar frequentemente as mãos, evitar aglomerações, não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo e procurar assistência médica em caso de sintomas da gripe, de início repentino, acompanhados de febre alta, acima de 38º e 39º, dores musculares, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e falta de apetite. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.







