Crianças fazem a festa na unidade de saúde do bairro

No último sábado (24), as atenções foram voltadas para o cuidado com a saúde dos pequenos. A Unidade de Saúde do bairro Conveima recebeu a ação de promoção à saúde na infância “Multiplicando Sorrisos”, promovida pela Secretaria de Saúde do município.

Durante toda a manhã, diversos profissionais estiveram à disposição da comunidade oferecendo serviços de atualização da caderneta de vacinação, pesagem e altura, orientações, palestra de conscientização contra o bullying – promovida por psicólogos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) –, além de diversas atividades lúdicas e cheias de diversão para os pequenos.

Regiane Lima Santos, moradora do bairro, fez questão de levar os seus quatro filhos para ação na unidade. “Esta é uma atitude muito boa, até porque ensinou muito na palestra sobre o bullying e minha filha sofre com isso na escola, então foi muito bom ela ter ouvido porque ela estava recuada por causa disso. Todos os meus filhos, graças a Deus, estão com a saúde em dia e nenhum deles tem reação de medo com os cuidados médicos, até porque eu sempre estou aqui no posto trazendo eles. E hoje está sendo muito bom pra eles, fico feliz de ver que estão alegres e se divertindo aqui”, ressalta a mãe.

Regiane aprova a iniciativa

Revezando entre uma brincadeira e outra, orientada pelos colaboradores do Projeto EducArte, Raynara de Jesus, de 10 anos, aproveitou para gastar bastante energia com os amigos e também para aprender. “Eu achei um dia muito legal e divertido. Hoje eu até aprendi sobre o bullying e que é muito importante não ficar xingando as pessoas com apelidos maldosos”, conta Raynara.

A coordenadora da Diretoria de Atenção Básica, Julieide Rosa da Silva, afirma que essa é uma oportunidade de trazer as crianças para promover um serviço que, muitas vezes, pode provocar medo e desconforto. “Às vezes a criança sai de casa para vir ao posto e sai daqui com uma furadinha no braço, lógico que isso também é amor e proteção, mas a proposta dessa ação é da criança vir para unidade para um momento lúdico também, com brincadeiras e diversão. Então é um momento de promoção à saúde, de educação, orientação, mas de uma forma divertida e a criança vai sair daqui com uma visão totalmente diferente do que é uma unidade de saúde.