Notícias
Postado em 3 de abril de 2024 as 15:19:32
A Unidade de Saúde da Família Nova Cidade será entregue, nesta quinta-feira (4), às 9h, totalmente reformada e com mais segurança e conforto para a comunidade que usufrui dos serviços da unidade, além da equipe que terá melhor condição de trabalho. A obra foi realizada em tempo recorde de 40 dias, de forma que não causasse prejuízos nos atendimentos.

Inaugurado em 2015, o prédio apresentava inúmeras falhas e vícios de construção, causando deterioração em toda sua estrutura, e acabou sendo interditado pela Defesa Civil do Município, em dezembro 2023, por oferecer riscos à população. Por isso, foi necessária a desocupação para uma nova reforma mais severa feita pela Prefeitura.

O projeto de recuperação geral da estrutura e reforma interna da unidade foi iniciado no dia 2 de janeiro e finalizadao no dia 14 de fevereiro. Nesse período, para que a assistência de saúde não fosse impactada, a equipe de saúde atendeu aos pacientes no Centro Municipal de Educação Pablo Pithon (situado ao lado da Unidade de Saúde).

Na obra, preservou-se o máximo possível de estrutura que estivesse viável e foram realizados todos os reparos necessários, reforços, correções, além da recomposição dos itens danificados, e pintura interna geral para que a equipe retornasse para os atendimentos na sede no dia 19 de fevereiro. A finalização da obra nas áreas externas foi concluída no dia 22 de março.
A unidade de saúde do Nova Cidade possui 4.464 usuários cadastrados e faz o acolhimento de 50 a 80 pessoas, por dia, que estão em busca dos serviços básicos da Atenção Primária. A equipe é composta por seis agentes comunitários de saúde, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, dois técnicos de enfermagem, um médico clínico, um médico da Estratégia Saúde da Família, uma odontóloga, um auxiliar de Saúde Bucal, além da equipe de acolhimento e recepção aos usuários.
Desde o final de fevereiro, a unidade também tem funcionado no modelo sentinela, prestando assistência aos pacientes com arboviroses e síndromes gripais, das 14h às 22h, nesse momento emergencial de saúde.






