A paixão por fazer a diferença na comunidade levou a adolescente Ana Thalita Lima, de 13 anos, moradora do bairro Senhorinha Cairo e estudante da Escola Municipal Lisete Pimentel Mármore, a vivenciar uma experiência única. Convidada especial do projeto “Um Dia que Inspira o Futuro”, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Ana Thalita acompanhou de perto uma sessão na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (22), consolidando seu desejo de seguir carreira pública.

Gabriela apresenta Thalita ao presidente da Câmara

Ana Thalita é integrante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) de Vitória da Conquista, um espaço que acolhe cerca de 70 adolescentes do município e que está atrelado ao Selo Unicef. A garota, que se mudou recentemente de Brasília e integra o CRAS Miro Cairo, descobriu no Nuca uma forma de ocupar seu tempo com uma iniciativa de valor.

Sonhos de liderança e mudança social

O projeto “Um Dia que Inspira o Futuro” busca proporcionar a adolescentes, de 12 a 18 anos, o contato com mulheres em posições de liderança nas áreas que almejam. Hoje, ela foi recebida pela vereadora Gabriela Garrido. Para Ana Thalita, a escolha por Gabriela foi bastante pertinente, uma vez que o sonho da adolescente é ser delegada de polícia ou seguir carreira política.

Thalita acompanha a sessão ao lado da vereadora Gabriela

Ao acompanhar a sessão e o gabinete, a adolescente demonstrou entusiasmo. “Achei aqui um lugar de muito respeito e responsabilidade, e considerei que é um ambiente muito interessante”, avaliou.

Questionada sobre suas aspirações, Ana Thalita não hesitou: “Eu sonho em ser vereadora ou delegada”. Suas motivações revelam um forte senso de justiça social: “Na função de delegada, eu acho que eu deveria melhorar alguma coisa, diminuir a violência contra a mulher, e como vereadora, mudar a estrutura das escolas, regular o preço dos alimentos para ajudar as crianças que não têm o que comer dentro de casa. E acho que propor a criação de mais abrigo pra acolher crianças, mulheres, homens”.

Inspiração e representatividade feminina

Vereadora recepciona a adolescente em seu gabinete

A vereadora Gabriela Garrido, que além do cargo eletivo, soma 21 anos de carreira como delegada da Polícia Civil, recebeu com satisfação a jovem Ana Thalita. Ela destacou a atuação em prol da representatividade feminina, visando incentivar o interesse das jovens pela política e por posições de poder tradicionalmente masculinas.

“Recebo com grande satisfação, pois um dos meus objetivos é inspirar e incentivar as mulheres, especialmente as jovens, a se interessarem pela vida em comunidade, a se dedicarem aos desafios da nossa cidade e a almejarem posições de liderança, que são, por natureza, espaços de poder e representação. Incluindo aquelas tradicionalmente dominadas por homens, como a polícia e a política,” afirmou Gabriela.

Vereadora por um dia

A vereadora ressaltou a possibilidade de conciliar a identidade feminina com as posições de poder: “Ao mesmo tempo, sou mulher, mãe e esposa. Demonstro, assim, que é possível preservar a identidade feminina e, ao mesmo tempo, ocupar posições de poder, utilizando nossas qualidades e perspectivas únicas que advêm de nossa condição feminina. Se o objetivo fosse imitar os homens, nossa presença nesses espaços não seria necessária.”

Projeto como ferramenta de empoderamento

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, através de suas representantes, destacou a relevância do projeto para o empoderamento feminino. “Este projeto visa inspirar meninas, mostrando-lhes que podem alcançar seus objetivos e ocupar qualquer espaço que desejarem. Hoje, temos a honra de acompanhar uma jovem que vivencia um dia como vereadora mirim”, detalhou Alexsandra Costa, gerente de Projetos para Mulheres.

A gerente de Articulação, Leiciane Brito, pontuou a importância de apresentar novas perspectivas de carreira, especialmente às jovens em situação econômica menos favorável: “A oportunidade de mostrar às participantes, hoje, na Câmara dos Vereadores, que elas podem ocupar espaços relevantes no mercado de trabalho e também espaços de poder no legislativo e na política, é fundamental.”

Segundo as representantes, o projeto “Um Dia que Inspira o Futuro” terá continuidade, buscando alcançar meninas em diversas escolas e unidades, com o apoio da gestão municipal.

A mobilizadora do Nuca, Laís Senna, enfatizou que a atividade, desenvolvida em parceria com o Selo Unicef, visa o empoderamento feminino e a projeção de futuro. “O projeto visa proporcionar às adolescentes a oportunidade de conviver com mulheres que exercem as profissões que elas desejam seguir. O tema do projeto ‘Um Dia para Inspirar o Futuro’, busca, a partir desta experiência, que as adolescentes possam projetar seus futuros com base em seus sonhos e expectativas, tanto pessoais quanto profissionais”, concluiu.