Terminou nesta sexta-feira (16), a Jornada Pedagógica 2024, que este ano trouxe para o centro das discussões o tema “Desafios Pedagógicos Contemporâneos: inclusão e garantia das aprendizagens”. No primeiro dia, cerca de 400 profissionais da educação participaram do evento no auditório Lúcia Dórea (Cemae), e os demais acompanharam a transmissão on-line pelo canal do YouTube da Prefeitura. Neste segundo dia, as atividades estão sendo executadas integralmente nas unidades educacionais.

A Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo e é um momento para traçar planos, estratégias e melhorar os processos envolvendo o ensino e aprendizagem dos estudantes. O público alvo do evento são gestores educacionais (diretores e vices), professores e demais profissionais da educação vinculados à rede municipal de ensino (pedagogos, monitores escolares, auxiliares de vida escolar e estagiários).

Na Escola Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, os profissionais se reuniram para pautar as ações do ano letivo. Segundo a diretora da escola, Rosangela Santana, o primeiro dia se evento foi muito proveitoso, pois a temática da inclusão e a garantia das aprendizagens é muito importante e necessária. “Nós assistimos a palestra de Jailson, que foi muito boa e rica. Ele falou muito bem sobre a inclusão e essa questão de acolher o outro e apoiar, então, eu achei muito importante”, disse.

Conforme ainda destacou, toda a equipe está ansiosa para a volta às aulas e um plano já está sendo traçado, visando aprimimorar o ensino de matemática, já que a Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca se consagrou como a melhor escola da rede municipal de ensino quando se trata da língua portuguesa. “Em matemática, a gente ainda ficou com uma deficiência e queremos aprimorar isso e melhorar também a aprendizagem dos alunos. Além disso, a nossa meta é acolher a todos em sua singularidade. Queremos que o aluno se sinta como parte do processo de aprendizagem”, disse.

Professora da educação infantil há quase 25 anos, Valdira Araújo destacou a importância do tema inclusão como centro da pauta da Jornada Pedagógica. “Essa Jornada tem sido inovadora, porque está trazendo com mais ênfase a questão da inclusão. Essa é uma questão muito sensível na área educacional, porque a gente vem nesse processo já de inclusão há alguns anos, mas esse ano eu senti uma intensidade maior, uma atenção maior, um olhar mais sensível”, relatou. Segundo ela, todo ser humano é diferente e precisa ser incluído nas atividades da sociedade.

Escola Municipal Zulema Cotrim

Já na Escola Municipal Zulema Cotrim, a diretora da unidade, Gilmara Dantas, relatou as expectativas para o ano letivo de 2024. “Os professores estão reunidos e discutindo esses desafios pedagógicos que muito vão ajudar na resolução de problemas”, disse. Além disso, enfatizou que a escola está realizando alguns estudos de caso, que vão levar à resolução de possíveis situações.

Para a educadora Nubia Macêdo, a Jornada Pedagógica é um momento de reencontro com os colegas e para planejar as ações do ano. “Estamos com boas perspectivas para o ano de 2024. A escola teve um trabalho excelente no ano passado, com relação às duas turmas que fizeram a Prova Sabe, tivemos uma colocação excelente”, disse, enquanto relatava o desejo de manter e aprimorar a qualidade do ensino/aprendizagem da instituição.

Jaqueline e Nubia

A também professora da Zulema Cotrim, Jaqueline Derrico, destacou a importância desse evento, porque é um período de acolhimento tanto dos colegas como a preparação para receber os alunos. “Nós, professores, temos a importância de também colocar um tema que venha abordar algumas situações vividas pela própria comunidade. E, a partir desse tema, a gente tenta inserir dinâmicos e brincadeiras na sala de aula, além de compartilhar ideias”. Ela também se mostrou positiva para esse ano letivo, com a volta às aulas na próxima segunda-feira (19). “A gente tem essa perspectiva de muito sucesso, aprendizado e desenvolvimento”, concluiu.