Os profissionais do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), da Secretaria Municipal de Saúde, participaram, na quarta-feira (16,) da oficina “Gênero, Sexualidade e Saúde da População LGBTPQIA+: Qualificando o Diálogo para Garantias de Direitos e Proteção Social”.

A atividade foi feita em parceria com a Coordenação de Promoção de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e teve o objetivo de capacitar esses profissionais para melhorar o atendimento e acolhimento ao público LGBTPQIA+ no serviço.

O coordenador de Promoção de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, José Mário Barbosa, explica que qualificações como essa “buscam incorporar as ações de acolhimento e escuta como nome social, identidade e gênero, orientação sexual, compreendendo as novas identidades de gênero masculinas e femininas. Um equipamento com conhecimento desta política humaniza melhor acolhimento e reproduz menos preconceito”.

Para a gerente do TFD, a psicóloga Sabrina Portela, é fundamental melhorar sempre a qualificação dos servidores para ampliar o atendimento a saúde de toda a população. “Momentos como esse são de extrema importância para garantir os direitos a todos os usuários do SUS, é uma forma de levar a ideia para que seja estendida a todas as esferas governamentais do município”, destaca a gerente.