Educação
Postado em 30 de novembro de 2017 as 16:15:03
O Centro Cultural Glauber Rocha foi palco, na manhã desta quinta-feira, 30, do projeto “Trançando Africanidades – Vivências Afro-brasileiras na Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista”. Exibição de vídeos, exposições fotográficas, desfiles e apresentações de música e dança fazem parte da programação.
“Foi muito bom participar desse projeto, pois aprendemos muito sobre a cultura africana, que é também a nossa cultura”, declarou o estudante Gustavo Silva, da Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa. “E isso tudo de forma dinâmica, divertida e prazerosa”, completou a colega, Tamires Santos.
Desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino entre os meses de outubro e novembro, o Trançando Africanidades tem como objetivo a construção de espaços educativos livres do racismo, do preconceito e da discriminação.
“Estamos atendendo as diretrizes da Lei nº 10.639/03, que inclui no currículo escolar a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira. O projeto proporciona aos nossos alunos o aprendizado sobre as nossas raízes e permite que os resultados desse aprendizado sejam compartilhados”, destacou o secretário municipal de Educação, Marcelo Melo.
Professora de Artes, Fabiana Araújo avaliou o projeto de modo positivo. “Ações como essa permitem maior envolvimento do grupo escolar. Assim, nosso alunado tem maior acesso à cultura africana e ao reconhecimento da própria identidade”, disse.
Também presente na abertura do projeto, Beto Gonçalves, coordenador municipal de Igualdade Racial, destacou o compromisso da Prefeitura Municipal com as políticas afirmativas. “O núcleo que trabalha com a diversidade racial em nossas escolas contribui muito com o trabalho já desenvolvido pela coordenação”, afirmou.
A programação segue até às 12h dessa sexta-feira, 1º de dezembro.