Entre as diversas atrações na comemoração do Dia Internacional da Mulher promovido pela Prefeitura, ontem (8), no Centro Cultural Glauber Rocha, o público pôde acompanhou mais uma apresentação do Terno de Reis das Rosas, um dos mais tradicionais do município, que já havia participado do Natal Conquista de Luz, em dezembro.

O Terno de Reis das Rosas é comandado por uma mulher, a mestra Dolores Gralha, de 87 anos, e na tarde de ontem apresentou, ao som de sanfona, triângulo e pandeiros, os cantos característicos do período do Natal, quando seus integrantes costumam fazer uma peregrinação pelos presépios montados em casas da região do distrito de José Gonçalves, onde o terno de reis foi fundado, em 2009.

Assim, trazendo para o palco a tradição dos ternos de reis, o grupo de “reiseiros” celebrou, a seu modo, a data em honra às lutas femininas por valorização, igualdade e respeito. “A primeira mulher que nós vamos homenagear é Nossa Senhora, que é a nossa mãe. Mas estamos aqui para homenagear todas as mulheres, porque nós todas merecemos”, explicou dona Dolores, que participa de ternos de reis desde os 15 anos.