Cultura
Postado em 13 de junho de 2024 as 07:00:45

A terceira noite do Arraiá da Conquista, nesta quarta-feira (12), em pleno Dia dos Namorados, manteve a boa média de público registrada nas duas noites anteriores. Muitos casais saíram das compras no Centro da cidade direto para a Praça Nove de Novembro, a fim de comer alguma guloseima, degustar um quentão ou um licor – ou uma cerveja gelada, apesar do clima frio – e curtir as apresentações dos cantores Genivaldo e Maildo Nogueira.
“É pouca conversa e muito arrasta-pé”, disse Genivaldo, num momento em que resumiu a lógica de seu espetáculo. Ele cantou várias canções clássicas do universo do São João. Em alguns momentos, brincou com o público, deu uns tragos na garrafa de licor que manteve ao seu lado, no palco, e prestou solidariedade às pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. “Vitória da Conquista e todo o Brasil estão com vocês, amigos gaúchos”, afirmou o cantor, que se apresentou no Arraiá da Conquista pelo terceiro ano consecutivo.
- Genivaldo e seus músicos
“Quero agradecer à Prefeitura, porque está dando a oportunidade de todos os artistas, de Vitória da Conquista e da região, participar do edital e vir a tocar nos eventos aqui da cidade e da Zona Rural”, concluiu Genivaldo, após terminar seu show. “Para a gente, é uma oportunidade muito grande, porque é um cachê que você está ganhando, inclusive valorizado. Isso é muito bom”.
- Maildo Nogueira e sua banda
O segundo a subir ao palco foi Maildo Nogueira, oriundo do universo das serestas, mas que, durante o período junino, abre espaço em seu repertório para o forró. “A minha proposta sempre foi o forró mais voltado ao ritmo tradicional. Aquele forró autêntico”, explicou. “Quero aproveitar a oportunidade e falar pra galera curtir todos nós aqui, com esse projeto maravilhoso, em que a Prefeitura tem dado muitas oportunidades a muitas pessoas e valorizado os artistas locais”.
Aniversário em clima de forró
Além da popular Xuxa, personagem presente em praticamente todos os eventos musicais realizados no Centro da cidade, também já faz parte da estética do Arraiá da Conquista a grande quantidade de casais que aproveitam a festa como uma oportunidade para se divertir, dançando ou simplesmente assistindo aos shows enquanto consomem guloseimas típicas de São João.
No Dia dos Namorados, eles tiveram um motivo a mais para participar do evento. A exemplo da trabalhadora doméstica Simone Sena e do autônomo William Andrade, que, nessa mesma data, estavam comemorando 17 anos de relacionamento. Eles se conheceram exatamente no dia 12 de junho de 2007 – às 9h30 daquela noite, como fez questão de lembrar William.
- Simone Sena e William Andrade
“A gente veio comprar umas coisas no Centro e aproveitou para dar uma olhada”, contou Simone. “Eu estou achando interessante, porque eu tinha até comentado com ele, mais cedo, que hoje é Dia dos Namorados. Às vezes, não tem muita programação. Mas já é uma maneira de festejar a data. E aí, já vai também esquentando pro dia do São João, né”.
William elogiou a organização do Arraiá da Conquista e o clima do evento. “Ótimo, perfeito! O pessoal da organização está de parabéns!”, afirmou. “O forró está bom, muita gente bonita, pessoal animado, muito bom. Bacana!”.

Clarisse Souza e Fábio Teixeira
Iniciando as comemorações
O servidor público Fábio Teixeira e a trabalhadora doméstica Clarisse Souza também cumpriram o roteiro habitual: primeiro, as compras; depois, a diversão no Arraiá da Conquista. Eles não comemoraram o aniversário de relacionamento no Dia dos Namorados, mas o farão numa data próxima: em 23 de junho, véspera de São João, eles completam quatro juntos. E, na Praça Nove de Novembro, aparentavam já estar em clima de comemoração. “Está muito bem organizado”, elogiou Clarisse. “Desde o ano passado que a gente está curtindo o forró aqui da praça, e está muito bom. E o do Glauber Rocha, melhor ainda”.
Segundo ela, o casal já reservou a noite do dia 22 para estar no Centro Cultural Glauber Rocha, a fim de curtir o show de Amado Batista. “Esse eu estou esperando de coração. Já está tudo certinho”, garantiu Clarisse.
Para Fábio, a diversão na praça foi uma espécie de “esquenta” para as comemorações do casal. “A esposa aqui é namorada, é tudo”, declarou-se o servidor público. “Já passamos ali, escutamos o forrozinho. Dá vontade de dançar, mas nós estamos com um pouco de pressa. Temos que ir pra casa da noiva, esposa, namorada, dar um beijinho nela e dançar um forrozinho coladinhos em casa, eu e ela”, confidenciou.
Novidades na Lagoa das Bateias
Além da Praça Nove de Novembro, o Parque da Lagoa das Bateias também terá atrações musicais, de 14 a 29 de junho, sempre às sextas-feiras e sábados, às 19h. A programação no local será reforçada pela presença da Vila Junina, com suas casinhas de barro e comidas típicas.
Nos palcos do Centro Cultural Glauber Rocha, os shows acontecem de 18 a 22 de junho. Este ano, o palco principal está sendo montado numa área mais recuada do pátio, bem próxima à Prefeitura da Zona Oeste (PZO), o que proporcionará um espaço maior para o público. A expectativa é de que compareçam, em média, 25 mil pessoas por noite.
Outro palco será montado na extremidade oposta do local, a fim de que as atrações se alternem entre um e outro, diminuindo o espaço de tempo entre os shows.
Atrações musicais
Passarão pelo palco do Glauber Rocha artistas como Nadson Ferinha, Elba Ramalho, Amado Batista, Targino Gondim, Alcymar Monteiro, Chambinho, Frank Aguiar, Liv Moraes, Nando Cordel, Robertinha e Rony Barbosa. Já na zona rural, os festejos acontecem nos 11 distritos, além da Lagoa de José Luís, entre os dias 22 e 24 de junho.










































