Educação
Postado em 20 de maio de 2023 as 13:47:48
A caravana do projeto “Fora da Escola Não Pode – Educação é Direito de Todos” desembarcou, neste sábado (20), na Escola Municipal Professora Celina de Assis Prado, no bairro Campinhos. Numa ação intersetorial, foi disponibilizada aos participantes uma série de serviços, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, saúde bucal, atualização no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais, vacinação, entre outros.
A iniciativa, que chegou à terceira edição, teve como objetivo fortalecer o vínculo entre escola e comunidade para identificar crianças e adolescentes que não estão frequentando a sala de aula para trazê-los de volta à escola. “Para tanto, foram envolvidas nesta ação de hoje, 8 escolas e 2 Centros Municipais de Educação Infantil do território”, explicou a coordenadora operacional do projeto, Natilaane Brito.
“Focamos nossa abordagem na sensibilização das famílias acerca da infrequência. Destacamos o quanto a presença desse aluno em sala de aula é fundamental para o seu processo de aprendizagem e, principalmente, o quanto o papel da família é indispensável para que ele compareça à escola”, enfatizou Natilaane.
E esse papel, Eliane Lopes, que tem um filho matriculado na Escola Municipal Professora Edivanda Maria Teixeira e se intitula uma “mãe presente”, conhece bem. “Estou na escola do meu filho todo dia porque o certo é a família matricular a criança, mas participar também. Esse momento aqui hoje mesmo foi muito bom, outras escolas inclusive deveriam fazer o mesmo. Essa aliança família e escola é imprescindível”, assegurou.
- Eliane
- Maria Aparecida
Outra mãe de aluno que pensa o mesmo é Maria Aparecida Rocha. Ela aproveitou alguns serviços, como a consulta odontológica e aferição da pressão e enalteceu a frequência escolar. “Sempre falo para o meu filho sobre a importância de vir para a escola, que é um lugar de aprendizagem. Ele gosta muito de vir, ainda mais que aqui é uma escola muito acolhedora”, afirmou.
O projeto “Fora da Escola Não Pode” é uma ação vinculada ao Selo Unicef e envolve as secretarias municipais de Educação (Smed), Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Desenvolvimento Social (Semdes), Conselhos Tutelares e parceiros da iniciativa privada.