Ideia é conscientizar os estudantes sobre a preservação dos recursos naturais

Nesta quinta-feira (22), quando é comemorado o Dia Mundial da Água, a Prefeitura Municipal deu início a uma programação inteiramente dedicada à sensibilização dos estudantes quanto ao uso deste recurso. A abertura aconteceu na Escola Municipal Marlene Flores, onde mais de 300 estudantes, do 2º ao 9º ano, puderam participar.

A ação é uma iniciativa das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A abertura da programação contou com a palestra intitulada “De onde vem a nossa água”, além de brincadeiras lúdicas e educativas.

Para o estudante do 8º ano, João Vítor Sousa, a expectativa é adquirir novos conhecimentos para lidar de forma racional com o recurso hídrico. “Várias formas de como preservar nossa água, nascentes dos rios, etc. E para gente saber como nos desenvolver mais, para a água não acabar no futuro, e nossos netos e bisnetos terem água o suficiente para serem felizes”, conta.

João Vítor destacou a satisfação em descobrir novos conhecimentos para lidar de forma racional com a água

A responsável pelo Módulo de Educação Ambiental, Carla Brandão, explica o trabalho da educação ambiental: “A gente trabalha com sensibilização, as pessoas sabem a importância da água, mas nem sempre são sensíveis a ela.” Ela conta ainda que o intuito é propagar a informação o máximo possível. “Nós acabamos sendo multiplicadores, porque a gente vem e fala com eles, eles levam para casa, falam com os vizinhos, começam a ter essa sensibilização e vão falando com os mais próximos”, destacou.

Assistente social da Embasa, Maísa do Espírito Santo, destaca a importância de trabalhar a educação ambiental com os jovens estudantes. “As crianças têm uma facilidade muito grande de aprendizado. Desde cedo, a gente vai contribuindo para construir na formação da criança, torná-la um adulto com ações responsáveis, com atitudes responsáveis em relação à água e ao meio ambiente”, diz.

Além disso, ela revela que a abertura da programação também marcou o início do projeto “Com Mais Água”, com foco na redução da perda de água no sistema de abastecimento da cidade. “Conforme informações do Sistema Nacional de Saneamento, as empresas perdem em torno de 37 a 40% do volume de água no sistema”, conta. O objetivo, então, é levar informações a escolas, empresas e diversas instituições sobre como evitar esse desperdício.