Esaú Matos
Postado em 7 de dezembro de 2024 as 10:24:55
Nesta sexta-feira (6), o Hospital Municipal Esaú Matos encerrou a programação da 9ª Semana do Bebê com uma atividade especial que encantou as crianças internadas. Super-heróis conhecidos do universo infantil fizeram uma visita ao hospital, levando alegria e esperança aos pequenos pacientes. A ação integra o compromisso do hospital e da Fundação Pública de Saúde com a promoção de cuidados e atenção à primeira infância.

A atividade foi conduzida pelo Agrupamento Mobilizador de Acolhimento (AMA), projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que reúne estudantes de Enfermagem e Psicologia em ações voltadas ao acolhimento humanizado. Um dos destaques do AMA é o subprojeto “Benefícios e Desafios do Cuidado Lúdico Mediado pela Visita de Heróis e Heroínas na Pediatria Hospitalar”, que busca levar mais leveza e descontração aos pequenos pacientes durante o período de tratamento intra hospitalar.
De acordo com a professora Chrisne Biondo, do curso de Enfermagem e uma das responsáveis pelo projeto, o objetivo é transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor para as crianças. “O hospital pode ser um ambiente hostil, especialmente para as crianças, que estão longe de casa e enfrentam procedimentos médicos. Nossa intenção é trazer o lúdico para proporcionar alívio mental e espiritual, promovendo um cuidado integral, que abrange corpo, mente e espírito”, explicou a docente.

Durante a visita, os super-heróis cantaram, brincaram e contaram histórias adaptadas de clássicos infantis, criando uma ponte entre o momento da internação e o universo mágico dos heróis favoritos das crianças. “As histórias são adaptadas para refletir o momento que as crianças estão vivendo. Dessa forma, elas conseguem se identificar tanto com a situação quanto com os personagens”, completou a professora.
Uma Semana Dedicada à Primeira Infância
Ao longo da Semana do Bebê, o hospital promoveu uma série de ações focadas no cuidado com a primeira infância. Palestras, oficinas práticas e atividades lúdicas foram realizadas com a participação de pais, mães e crianças. As iniciativas, dentro do Hospital, foram promovidas pelo Grupo de Trabalho Humanizado, a UTI Neonatal e o Banco de Leite Humano.
Para Cris Moura, facilitadora da Semana do Bebê no hospital, a edição deste ano foi especialmente marcante: “O balanço foi muito positivo. Criamos uma força poderosa envolvendo diversos setores do hospital, mães de prematuros, doadoras do Banco de Leite e crianças da pediatria. Conseguimos ampliar nosso alcance e esperamos seguir fortalecendo essas ações no futuro.”













