Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 30 de setembro de 2024 as 17:46:47 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 17:49:44

Suas na Comunidade já proporcionou mais de 10 mil atendimentos em 2024
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do programa municipal Suas na Comunidade, tem combatido as desigualdades sociais através da descentralização dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Desde o início das atividades, em janeiro de 2024, o programa já possibilitou uma média de 10.350 atendimentos, com alcance de 6.058 pessoas residentes na zona rural e nos condomínios do Minha Casa, Minha Vida.
O Suas na Comunidade é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com outras secretarias do Governo, e em parceria com entidades públicas e privadas, a exemplo da Defensoria Pública da União (DPU) e da Defensoria Pública do Estado (DPE). Essa atuação intersetorial tem garantido às comunidades, a oferta de diversos serviços essenciais em um só lugar a cada edição do programa.
- Apresentação cultural
- Peti
- Política para Mulheres
- Desenvolvimento Rural
- Área de lazer
- Habitação
Além da assistência social, as edições também ofertam atendimentos da Habitação de Interesse Social (HIS), de Desenvolvimento Rural, Ouvidoria Municipal e das políticas de direitos humanos, como a Igualdade Racial e Políticas para Mulheres. Alguns dos atendimentos ofertados nessas áreas são: orientação de tarifa Social de energia elétrica e de água, carteira da pessoa idosa, ID jovem, encaminhamentos para o Benefício de Prestação Continuada e Passe livre, exames de DNA, atendimentos jurídicos, encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, entrega de mudas/sementes frutíferas e atendimentos de demandas relacionadas ao INSS, aposentadoria rural, salário-maternidade.
Ao todo, já foram realizadas 39 edições do programa, com atendimentos de 26 localidades na zona rural e 13 na zona urbana. Na zona rural, foram atendidos: os distritos de Bate-Pé, José Gonçalves, Inhobim, Dantelândia, São Sebastião, Iguá, Cercadinho e Pradoso; os povoados de Cabeceira do Jiboia, Veredinha, Baixa do Muquém, Estiva, Sossego, Boqueirão, Choça, Cabeceira, Lagoa Formosa II, Salobro, Lagoa de José Luiz e de Gameleira; as comunidades quilombolas de Baixão, Lagoa de Melquíades, Cachoeira das Araras, Oiteiro, Barrocas e dos Assentamentos Cipó, Assentamento Arizona e Amaralina.
- Vila Simão
- Comunidade quilombola de Cachoeira das Araras
- Distrito de José Gonçalves
Na zona urbana, foram atendidos os residenciais das localidades do Zabelê, Nova Cidade, Primavera, Lagoa das Flores, Primavera, Campinhos, Espírito Santo, Jatobá e Santa Terezinha. Nessas localidades, foram atendidos os residenciais Pau Brasil, Ypê, Vila Sul, Vila Bonita, Europa Unida, Acácia, Jequitibá, Parque das Flores, Margarida, Flamboyant e Jacarandá, Vila Simão, Campo Verde, do Campo Lagoa azul I, II e III.
Ações futuras
Até o final deste ano, as equipes do Suas na Comunidade irão atender mais três localidades rurais de Vitória da Conquista. Além disso, paralelamente ao Suas na Comunidade, a Prefeitura tem realizado ações comunitárias com ofertas de serviços de assistência social para moradores de outras áreas da zona urbana que não foram contempladas pelo programa habitacional do Minha Casa, Minha Vida.

Laís Pinheiro
Para a coordenadora do Suas na Comunidade, Laís Pinheiro, o programa tem cumprido seu objetivo principal de garantir os direitos socioassistenciais para a população conquistense. “Não há dúvidas que o objetivo primordial do Suas na Comunidade foi atingido. Após 39 edições, nós conseguimos levar os serviços de assistência social de Vitória da Conquista às famílias que mais necessitam, que são as moradoras dos residenciais do Minha Casa, Minha Vida e também as famílias residentes da zona rural. E desde a primeira ação, nós percebemos que a população compreendeu o objetivo do programa e agradeceu pelo fato de estar mais perto dos serviços que mais estavam necessitando, pontuou a coordenadora.