Desenvolvimento Social
Postado em 11 de fevereiro de 2025 as 13:47:27

Semdes se reúne com o INSS para articular atuação no Suas na Comunidade
Nesta segunda-feira (10), a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se reuniu com representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para facilitar o acesso de moradores de condomínios do programa Minha Casa, Minha vida e da Zona Rural de Vitória da Conquista aos atendimentos relacionados a benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de orientações para acesso ao aplicativo Meu INSS.
Durante a visita, foi articulada a participação do INSS nas ações do programa “Suas na Comunidade”, com retomada prevista para março de 2025. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa é mais uma estratégia do Governo Municipal de fortalecer o trabalho da assistência social, levando serviços e informações até as famílias. “Uma das premissas que a gente vem trabalhando nesses últimos anos é entregar informação para impactar o território e gerar autonomia nas famílias. A gente quer falar de direito e cidadania para cumprir uma das funções da assistência social que é a garantia de direitos”, explicou Michael.
- Michael Farias
- João Ailton
Para o gerente executivo do escritório regional do INSS, João Ailton Bezerra, essa parceria irá fortalecer a oferta de serviços de ambas as instituições, beneficiando diretamente as famílias conquistenses. “Essa parceria é muito importante porque, desse modo, o INSS, através do seu Programa de Educação Previdenciária (PEP), poderá levar ao cidadão o conhecimento sobre o fluxo para o requerimento e acompanhamento de seus benefícios, quais documentos são necessários para requerer cada espécie de benefício, entre outros. Isso certamente vai levar o cidadão, por vezes, a uma grande possibilidade de que os seus requerimentos tenham êxito junto ao INSS”, concluiu o gerente executivo.
Por meio do Suas na Comunidade, em 2024, a Prefeitura de Vitória da Conquista ofertou mais de 11 mil atendimentos da Assistência Social, Habitação de Interesse Social, Igualdade Racial, Política para Mulheres, Desenvolvimento Rural, entre outros. Esses atendimentos impactaram diretamente cerca de 6480 pessoas.









