Mais de 6 mil atendimentos já foram realizados por meio do Suas na Comunidade

Nesta quinta-feira (27), foi realizada a 27ª edição do programa Suas na Comunidade. Desta vez, a ação aconteceu na Zona Urbana e atendeu os residenciais Bela Vista I, II e Morada Imperial, localizados no Loteamento Vila Elisa. Durante a ação, mais de 140 pessoas receberam os atendimentos da assistência social, habitação, Secretaria de Políticas Para Mulheres e Ouvidoria.

O Suas na Comunidade é um programa da Prefeitura de Vitória da Conquista, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que tem levado os serviços do sistema Único da Assistência Social (Suas) para os condomínios residenciais do programa “Minha Casa, Minha Vida” e também para as comunidades rurais.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, participou da ação e reforçou para a comunidade como o programa chegou para ficar e que mais comunidades serão beneficiadas pelo Suas. “O Suas na Comunidade tem levado atendimentos qualificados à população que mais precisa, sem que vocês precisem vir até a gente, pois nós estamos indo até vocês. Estamos nos comprometendo a mudar a vida das pessoas e garantir direitos básicos”, afirmou Michael.

Michael, ao lado de uma moradora da comunidade e da gerente do Cras Vila América

Durante a ação, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres orientou os moradores e realizou encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, enquanto a Ouvidoria Municipal acolheu os elogios e reclamações da comunidade. Além disso, as crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Vila América, responsável por atender a região do Vila Elisa, realizaram apresentações de dança para a comunidade.

De acordo com a coordenadora do programa, Laís Pinheiro, o Suas na comunidade, além de beneficiar as comunidades mais distantes da Zona Rural, também tem levado atendimento às comunidades mais vulneráveis da Zona Urbana de Vitória da Conquista. “Estamos descentralizando a oferta de serviços, levando às comunidades não apenas os serviços da assistência social, mas também das outras secretarias parceiras do programa”.

A comunidade ficou contente com os serviços prestados. Uma das lideranças comunitárias do Vila Elisa, Vanu Ribeiro, relatou que fica muito feliz ao ver que os condomínios estão sendo contemplados. “O programa é muito interessante, ter esses atendimentos aqui é algo maravilhoso. Moro aqui e não pretendo sair, espero que a comunidade cresça cada vez mais”, relatou Vanu.

Maria Rosa de Oliveira, mais conhecida na comunidade como Marina, também gostou dos serviços e destacou como uma das principais vantagens do programa o fato de os moradores não precisarem ir até o centro da cidade para receber os atendimentos. “Esse trabalho é muito importante, pois a nossa comunidade é muito carente, então necessitamos desses serviços. Principalmente dos serviços do Cras, como o CadÚnico e Bolsa Família. Os serviços vindo até a comunidade já facilita muito pois não precisamos nos deslocar até o Cras ou a secretaria”, contou Marina.