A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou 2.468 pessoas com a primeira dose da vacina contra Covid-19 no sábado (19). As doses foram aplicadas em trabalhadores da Saúde que ainda não haviam sido contemplados em etapas anteriores, e em gestantes e puérperas com 18 anos ou mais.

Poliana Galantini foi uma das vacinadas, junto com outros 2.370 trabalhadores da área da Saúde. Para ela, a vacina simboliza esperança por dias melhores: “É uma emoção ter sido vacinada. Esperança de que novos tempos virão, e com fé em Deus, essa pandemia vai acabar, todo mundo vai estar vacinado, e a gente vai começar a voltar à vida normal”.

Outro profissional da área que também se vacinou no sábado foi Igor Caires. “Só felicidade, só alegria. Não via a hora de chegar esse momento de vacinar logo. No início do ano eu perdi meu pai para essa doença, eu não via a hora de vacinar logo”, contou Igor.

Segunda dose – No sábado também ocorreu aplicação da segunda dose da vacina Atrazeneca/Fiocruz para 243 pessoas que estavam com a data de retorno marcada para 19 de junho ou datas anteriores.

Já na segunda-feira (21), aqueles que estão com a data de retorno marcada para 21 de junho ou datas anteriores poderão se vacinar das 9h às 16h, apenas em dois pontos: drive-thru no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no bairro Kadija, e ponto fixo para pedestres da quadra da Igreja Nova Sião (Alto Maron).

Vacinação por idade – A população com 53 anos ou mais será vacinada na segunda (21), das 9h às 14h. O critério da vacinação só por idade, adotado a partir de agora, segue a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Para se vacinar, a pessoa deve se dirigir a um dos quatro pontos de vacinação (Fainor, Santa Luzia, Rainha da Paz ou drive-thru na UFBA), levando o documento pessoal com CPF e o comprovante de residência de Vitória da Conquista.

Gestantes, Puérperas e Lactantes – Na segunda-feira (21), a vacinação continua para gestantes e puérperas e retorna para lactantes com 18 anos ou mais. Essas mulheres podem ser atendidas nos pontos fixos para pedestres do Colégio Paulo VI (Ibirapuera) e Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos (Urbis VI) das 9h às 14h.