A Covid-19 ainda é uma ameaça à saúde da população, mesmo com o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS). É que o vírus permanece em circulação no Brasil e no mundo, com risco de surgimento de novas variantes da SARS-CoV-2. Com isso, as ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, genômica e de imunização estabelecidas devem ser continuadas.

Segundo o Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) Esus Notifica e Sistema Covid PMVC, entre 1º de janeiro e 25 de fevereiro de 2025, foram notificados, em Vitória da da Conquista, 1.672 casos suspeitos de síndrome gripal compatível para Covid-19. Desses, foram confirmados 95 casos de Covid-19, 1.577 síndromes gripais não especificadas e dois óbitos por Covid-19. Ainda segundo o boletim da Vigilância Epidemiológica, neste período, 84 pessoas foram hospitalizadas com suspeita de Covid, sendo confirmados 24 casos.

Thaisa Aguiar

Segundo a médica da Unidade de Saúde da Família Vila América, Thaisa Aguiar, a população precisa ficar alerta aos sintomas de febre, tosse e dor no corpo, pois pode ser algo mais grave, como a Covid, por exemplo. “A síndrome gripal começa com sintomas leves como coriza e espirros, mas em algumas pessoas ela pode evoluir para forma grave como pneumonia e dificuldade em respirar”, explicou.

De acordo com ela, este ano, o verão está atípico, com temperatura variando muito, o que pode contribuir para a circulação dos vírus gripais, pois o corpo sente a mudança e a imunidade pode cair. Por isso, é muito importante manter a vacinação em dia. “As vacinas reduzem os riscos de complicações graves. Então, se você ainda não se vacinou, ou precisa de reforço, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. E atenção, se os sintomas piorarem e você apresentar febre alta persistente, falta de ar e cansaço extremo, não ignore, procure a unidade de saúde”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, reforça o alerta à população sobre a necessidade da prevenção e cuidados para evitar contaminação e a proliferação dos vírus gripais, e informa que segue atenta e vigilante com ações permanentes de testagem para Covid-19 e monitoramento dos serviços de saúde que atendem casos suspeitos.

Isolamento – Além disso, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica orienta as pessoas com diagnóstico confirmado de Covid-19 que fiquem isoladas por sete dias completos, a partir da data de início de sintomas (para casos sintomáticos), ou a partir da data da coleta do teste laboratorial (para os casos assintomáticos). O isolamento pode ser reduzido em algumas circunstâncias, caso a testagem esteja disponível.

“Para casos sintomáticos que ainda apresentem sintomas ao final do sétimo dia completo, ou que não possam utilizar máscara facial, recomenda-se a manutenção do isolamento por 10 dias completos”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima.

Testagem para Covid-19

Em Vitória da Conquista, desde a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde vem adotando estratégias de acesso para que o paciente com síndrome gripal realize a testagem para Covid-19. Atualmente, as estratégias de testagem para Covid-19 são:

Estratégia 01 – Paciente com síndrome gripal é atendido na unidade de saúde do seu bairro, onde o profissional de saúde realizará a notificação no sistema Covid PMVC https://covid.pmvc.ba.gov.br e agendará o TR- Ag pelo próprio sistema. O sistema Covid PMVC, além de permitir a notificação do caso à vigilância epidemiológica, possui a ferramenta de agendar o TR-Ag conforme a data de início de sintomas referido pelo paciente. Atualmente, os locais para os quais o sistema agenda o teste de Covid-19 são as Farmácias da Família, onde o paciente é orientado a retornar à sua unidade de saúde, após 24-48h da realização do teste para receber o resultado e as orientações necessárias.

Estratégia 02 – Paciente com síndrome gripal acessa o link do autocadastro Covid PMVC https://notifica.pmvc.ba.gov.br/ e preenche todos os campos do cadastro. Entre 24-48h, a Vigilância Epidemiológica fará contato com o paciente a fim de validar as informações, notificar no sistema https://covid.pmvc.ba.gov.br e agendar o teste que ocorrerá nas Farmácias da Família I ou II, de segunda a sexta-feira, das 15 às 17 horas.

Farmácia da Família I
Av. Deraldo Mendes, bairro Brasil
Telefone: (77) 99825-2846
Após notificação e agendamento do teste, a testagem para Covid-19 ocorre das 15h às 17h.

Farmácia da Família II – Facilita Saúde
Praça Vítor Brito, 9
Telefone: (77) 3426-4035
Após notificação e agendamento do teste, a testagem para Covid-19 ocorre das 15h às 17h.

Estratégia 03 – Paciente com síndrome gripal é atendido em uma das unidades de horário estendido do município (de segunda a sexta, das 17h às 22h. Aos sábados, das 8h às 13h), as quais são: Unidade de Saúde Nova Cidade, Unidade de Saúde Nelson Barros (bairro Kadija), Centro de Saúde Régis Pacheco (Centro) e Policlínica Doutor Ademário Silva Santos (Bairro Brasil). O paciente com síndrome gripal que comparecer a uma dessas unidades no horário citado, será atendido, notificado e realizado o teste para Covid-19 na própria unidade.

Endereços das unidades de horário estendido

USF Nova Cidade
Rua Projetada, s/n – Nova Cidade
Telefone: (77) 3429-7400
Atendimento, notificação e testagem para Covid-19 ocorre das 17h às 22h

USF Nelson Barros
R. Ibiassucê, s/n – Kadija
Telefone: (77) 3422-8120
Atendimento, notificação e testagem para Covid-19 ocorre das 17h às 22h

Policlínica Ademário Silva Santos
Av. Frei Benjamin – Brasil
Telefone: (77) 3422-8202
Atendimento, notificação e testagem para Covid-19 ocorre das 17h às 22h

Centro de Saúde Régis Pacheco
Rua João Pessoa, n°129 – Centro,
Telefone: (77) 3422-8119
Atendimento, notificação e testagem para Covid-19 ocorre das 17h às 22h

Vacina

A vacina da Covid-19 está disponível em todas a unidades para crianças a partir de 6 meses, gestantes, idosos, profissionais de saúde, imunocomprometidos e pessoas com comorbidades.

Secretaria Municipal de Saúde recebe novas doses de vacina da Covid-19 e inicia distribuição para as Unidades de Saúde