Notícias
Postado em 14 de fevereiro de 2025 as 16:13:06

Auditório OAB
Na manhã desta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação (DRAC), promoveu uma capacitação para atualizar os marcadores das unidades de saúde sobre o novo fluxo de agendamento de exames da Central de Regulação, Procedimentos e Exames Especializados (CRPEE).
Durante a capacitação, que contou com a presença dos responsáveis pelas unidades de saúde, a equipe da Diretoria de Regulação informou que a partir deste mês, a SMS encerrou a concentração de marcação de consultas no dia 20 de cada mês, ou seja, o agendamento passa a ser de fluxo continuo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Facilita Saúde e nas unidades saúde.
“Nosso objetivo com o novo fluxo é o aprimoramento do atendimento prestado aos nossos usuários. Acabamos com a concentração de agendamento no dia 20 e estabelecemos novos fluxos para o atendimento realizado no Facilita Saúde. Por isso, reunimos aqui os marcadores das unidades de saúde e a equipe da Diretoria de Regulação para juntos, de forma integrada, colocarmos em prática o novo protocolo da Central de Regulação”, explicou a secretária de Saúde, Fernanda Maron.
O novo fluxo de atendimento é a primeira de uma série de melhorias que ocorrerão ao longo deste ano. Segundo a diretora de Regulação, Controle e Avaliação, Aline Lima, além da mudança de fluxo, a Secretaria Municipal de Saúde está investindo na contratação de um novo sistema para regulação de consultas, exames e procedimentos. “O nosso objetivo com esse novo sistema é a otimização de nossas ofertas sempre respeitando o princípio de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que prioriza as pessoas que mais precisam. Por isso, neste momento, estamos mudando o nosso fluxo, reforçando a importância de os casos que não forem do perfil de atendimento do Facilita Saúde serem agendados nas unidades de saúde, seguindo o sistema de cotas que cada unidade recebe e também a prioridade de cada caso que será definido pela própria equipe de saúde que atua nas unidades”, disse.
- Fernanda
- Aline
- Evandro
Segundo o marcador da Unidade de Saúde da Família (USF) Prof. Nelson Barros, Evandro Oliveira, a capacitação é muito importante para facilitar o processo de trabalho na unidade de saúde. “Entender melhor a necessidade de cada paciente para poder organizar a nossa marcação por prioridade e para que a gente possa colocar em prática o princípio da equidade, que é dar mais para quem mais precisa. Espero que esta capacitação se estenda para outros profissionais de saúde, como os agentes de saúde, por exemplo”.
Secretaria Municipal de Saúde estabelece novo fluxo de agendamento de exames e consultas pelo SUS