Educação
Postado em 10 de dezembro de 2024 as 15:30:08

Ednaldo Lima (Legalização), Cristiane Souza, Cláudia Nunes, Edgard Larry, Alane Lopes, Carmen Silvia (Legalização) e Grazzy Lemos (Diretora Adm. da Smed).
Nesta terça-feira (10), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu a visita da técnica da Coordenação Estadual do Censo Escolar, Cláudia Silva Nunes, e da técnica Territorial do NTE 20, Alane Lopes. O assunto discutido foram os ajustes no sistema de informações repassadas ao Censo Escolar. Também participou do encontro, a presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs Fundeb), Cristiane Souza.
Cláudia explicou que algumas unidades de ensino estão aparecendo no sistema do Censo Escolar como paralisadas. “Elas estão nesta situação há três anos ou mais. Todos os anos, o técnico do censo tem que fechar com a mesma informação de paralisada. Então, o intuito na verdade dessa visita é para informar, dar as coordenadas. O Conselho Municipal de Educação (CME), o técnico do censo dentro do município, o secretário municipal de Educação, todos vão se reunir para ter no Diário Oficial a publicação do Ato da Extinção dessas escolas, uma vez que elas não irão mais funcionar. Não há motivo para deixá-las constando no relatório, é melhor extinguir, uma vez que não tenha pretensão mais de ativá-la”.
A presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs Fundeb), Cristiane Souza, considerou o encontro extremamente positivo. “Há algumas escolas que já estão há um bom tempo no sistema e que precisam ser desativadas. Foi importante essa reunião porque nós pudemos conversar dialogar e aprender”. Ela acrescentou que participar foi um período de aprendizado e de contribuição para a rede, no sentido de que o Cacs Fundeb como sistema fiscalizador é importante para se fazer presente, entendendo que essas demandas trazem um olhar aprofundado no sentido de compreender as questões do recurso, porque quando se trata de escola, o Cacs Fundeb como fiscalizador vai entender se esses recursos estão sendo aplicados ou não de forma coerente.
O secretário Edgard Larry destacou a importância da parceria com a Coordenação Estadual do Censo Escolar e informou que a Coordenação de Legalização fará os devidos ajustes para que o município sempre mantenha as informações do Censo Escolar corretas e atualizadas.
Além de Larry, participaram da reunião Carmem Sílvia e Ednaldo Lima, da Coordenação de Legalização, e a diretora Administrativa Grazzy Lemos.







