No dia de encerramento da campanha “Faça Bonito: Escutar é Proteger”, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do setor de Busca Ativa Escolar, realizou uma palestra sobre o Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Capitulino Teles. O público presente, na tarde desta quarta-feira (31), foi a comunidade escolar e os pais de crianças de faixa etária entre 2 e 4 anos, que estudam na unidade.

A assistente social do Busca Ativa Escolar, Daiane Reis Mota Xavier, informou que no disque 100 (Disque Direitos Humanos), o número de denúncias de violência Sexual no Brasil, nesse primeiro trimestre do ano de 2023, cresceu 70% mais que em 2022. “Em função desse aumento exorbitante, o setor Busca Ativa Escolar está mobilizando, informando e conscientizando sobre a garantia de direitos das crianças em situação de violência sexual, bem como sinais de alerta, evasão escolar, prevenção e os números pertinentes para as devidas denúncias”, disse.

A coordenadora, Thaise Almeida, e a diretora da unidade, Katiuscia Santos Sampaio, foram as responsáveis pelas atividades sobre o tema, desenvolvidas no Cmei neste mês. Antes da palestra, os alunos apresentaram a música “Meu corpo é um tesourinho” e o “Semáforo do Toque”. Thaise explica que apesar da dificuldade por serem crianças pequenas, através de uma linguagem acessível foi possível realizar o trabalho. “A cada semana era desenvolvida uma atividade, fora os trabalhos feitos pelos professores como os cartazes expostos”.

Para a costureira Andreia Pereira do Nascimento, mãe da aluna Alícia Pereira Aguiar, de 3 anos, a atividade foi muito importante no sentido de conscientizar os pais. “Antigamente, não tinha tanta informação, leis que protegessem as crianças. Precisamos estar alertas, observar as mudanças de comportamento, rejeição a algumas pessoas, conversar muito com os filhos e orientá-los”.