A Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu, nesta quarta-feira (19), uma formação voltada aos coordenadores pedagógicos das escolas municipais sobre o Projeto de Educação Alimentar Nutricional, conhecido como Educan. A atividade, que corresponde ao ano letivo de 2025, aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb.

Convidado pela Smed para ministrar a formação, o professor es escritor Orônio Nunes falou sobre a importância da atuação de cada profissional para a continuidade do Projeto Educan. “É uma educação alimentar para a vida, não é só para a escola. Serve para transformar os hábitos alimentares de uma população que já tem sofrido pelos péssimos hábitos. Então, é este o convite desta manhã, para fazermos essa reflexão sobre a importância do coordenador neste processo”, destacou.

A formação dos coordenadores acontece duas vezes ao ano e marca o início do semestre do Educan. De acordo com o coordenador Rodrigo Gigante, essas formações são importantes para o aperfeiçoamento dos profissionais.

O secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, destacou que o ofício da Coordenação de Alimentação Escolar não se resume à entrega de alimentos. “Ficamos felizes porque sabemos que é um setor que vem tendo uma proatividade muito grande. O Educan é exitoso, motivo de orgulho para a rede, para o município, e nos motiva a trabalhar mais ainda de forma propositiva”, declarou Larry.

A coordenadora do Cmei Comveima, Geisa Cristian Nascimento de Aragão, afirmou que o Projeto Educan tem sido de extrema importância na instituição, pois percebeu uma mudança muito grande em relação à postura das crianças e dos pais. Geisa também informou que o Cmei tem seguido o cardápio e disponibilizado frutas e verduras diariamente. “O coordenador traz, faz esse link do projeto com a escola, pais, alunos e professores. Até o momento só estamos encontrando coisas boas depois que veio o Educan”.

Atualmente, o Educan está nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), Educação Infantil e Ensino Fundamental I. São aproximadamente 105 unidades de ensino, alcançando 28.200 alunos.