A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou uma formação direcionada aos coordenadores e gestores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “Vamos falar de antirracismo? Estratégias e práticas de enfrentamento na sala de aula”. O evento aconteceu no Núcleo Pedagógico da Smed e foi conduzido pelas coordenadoras pedagógicas da modalidade da EJA, Aldina dos Santos, Karina Melchisedeck e Marília do Amparo.

A programação contou com a palestra temática, momentos de escuta, reflexões, dinâmicas, apresentações, distribuição de brindes e materiais norteadores para o trabalho em sala de aula. Foi apresentada a proposta anual para se trabalhar a Educação Antirracista, distribuído o Estatuto da Igualdade Racial e algumas sugestões de leitura e de atividades.

Também foi disponibilizado o caderno com sequência didática para trabalhar o tema da violência contra a mulher. O material foi elaborado pela coordenação da EJA, com o objetivo e dialogar e compartilhar situações de violência contra a mulher. Com atividades lúdicas e interativas, como músicas e jogos voltados para a temática, direciona o fazer pedagógico para situações e questões que enriquecem a interação entre professor e aluno, na condução para o senso crítico e reflexivo sobre a violência de gênero, suas causas, implicações e possibilidades de rompimento com ciclos da violência.

A proposta é trabalhar com os conteúdos curriculares programáticos para as turmas dos anos iniciais, inserindo, na sequência didática, dados, estatísticas, leis, campanhas, dialogando com a realidade do município de Vitória da Conquista no que tange à temática da violência contra a mulher, na perspectiva de conscientização acerca dos problemas atuais das relações de gênero.

A diretora Cyntia Maria, da Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro, destacou que tudo feito com muito capricho. “Gratidão à Smed e à equipe que está à frente da EJA por nos proporcionarem este momento rico de reflexão e busca de estratégias para atender a esse público da nossa rede de educação”.