Vôlei sentado

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realiza o Festival Paralímpico neste sábado (7), das 8h às 12h, na quadra do Cetep, localizada na entrada da Uesb. O evento é uma ação da Prefeitura de Vitória da Conquista com o Paradesporto da Rede Municipal de Ensino, e traz as modalidades de Vôlei Sentado, Bocha e Atletismo.

De acordo com o coordenador de Educação Física do Núcleo Pedagógico da Smed, Miquéias Pereira dos Santos, o evento contemplará cerca de 200 alunos do Fundamental I e II. “A maioria dos alunos faz parte do Fundamental I, já que, recentemente, realizamos os Jogos Paradesportivos com 130 alunos do FII”, explicou.

Bocha

Miquéias esclarece que assim como ocorreu nos Jogos Paradesportivos do município, os atletas estarão sendo apresentados às modalidades esportivas. “Não será uma competição. Eles estarão numa espécie de circuito. Após um determinado período, trocam de modalidade esportiva. No final, todos receberão uma premiação pela participação”.

A expectativa é que o evento reúna um público de aproximadamente 500 pessoas, entre alunos, pais, professores, cuidadores e o pessoal da organização.

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, destacou o trabalho exitoso de inclusão desenvolvido pela rede municipal de educação. “Já realizamos os Jogos Paradesportivos da Rede Municipal, e agora estamos com o Festival Paralímpico que ocorre, ao mesmo tempo, em 185 cidades do Brasil. Parabenizamos o CPB que, com esta ação, divulga o Paradesporto para as pessoas com deficiência e também para os familiares que estão conhecendo as modalidades esportivas voltadas para as pessoas com deficiência”, disse, acrescentando que essa é mais uma ação do Governo para Pessoas, que tem um olhar voltado para a inclusão das pessoas com deficiência”.