Educação
Postado em 22 de outubro de 2024 as 12:50:51
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Alimentação Escolar, promoveu nesta terça-feira (22), na Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes, palestra para os pais de alunos com deficiência, principalmente Transtorno do Espectro Autista (TEA), sobre seletividade alimentar. A Sala de Recursos Multifuncional (SRM) dessa unidade serve de polo para as escolas municipais Alaor Coutinho, Vilas Boas Moreira e a Creche do Jurema, cujos pais também estiveram presentes.
A nutricionista Karina Magalhães, especialista em alimentação para crianças com TEA, informa que com uma alimentação mais saudável a resposta aos tratamentos é mais rápida. “A nutrição acaba sendo uma estratégia para poder ajudar estas crianças e ao mesmo tempo os pais a saber como lidar”, disse. Ainda segundo ela, passar a ter uma alimentação saudável é um processo gradativo, começa com a mudança de hábitos dentro de casa, com os pais sendo referência em relação ao consumo de frutas e verduras. “Trata-se de uma educação também. Vai acontecendo de forma gradativa, retirando aos poucos aquilo que eles já gostam e adaptando a preparações mais saudáveis”, explica.
- Karina
- Mariana
Para a Auxiliar de Vida Escolar, Mariana da Silva Bispo, mãe de Nicolas Bispo Lima, aluno do 6º ano matutino, na Escola Municipalizada Alaor Coutinho, ser mãe de criança com TEA ou outro tipo de deficiência é difícil, porque tudo é novidade, principalmente na parte alimentar. “Sabemos que a criança começa a desenvolver um tipo de seleção em um período, em outro já muda para outro tipo de alimento, tudo é novidade para nós”. Ela elogiou a parceria com a escola neste tema. “Tendo essa parceria com a escola sobre instrução, temos um pouco mais de entendimento e nos deixa um pouco mais amparada, mais confortável, porque nos dá instruções, capacita e nos torna mais eficientes para usar ao longo da vida”.