A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Educação Especial Inclusiva do Núcleo Pedagógico, promoveu nesta sexta-feira uma formação do teclado Tix Letramento, para os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Trata-se de uma importante ferramenta tecnológica que auxilia no ensino às crianças com deficiência.

A professora de AEE da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Camila Moreira, destacou que o Tix Letramento é muito importante para utilização com os alunos com deficiência, porque oferece muitas possibilidades para explorar com os alunos. “Nós já passamos por este treinamento em 2022, e agora estamos revendo quais as possibilidades que este teclado nos oferece dentro da sala. Há novas professoras na Rede que ainda não havia tido contato com este teclado e que vão acabar promovendo essas práticas dentro da sala de AEE, facilitando a vida, a comunicação do aluno com deficiência. Inúmeras estratégias que podemos desenvolver e consequentemente desenvolver o aluno”, disse.

A professora de AEE da Escola Zulema Cotrim, Elisete Maria de Jesus, classificou a formação como muito importante. “Retomamos o conteúdo já foi trabalhado. Estamos atualizando um conhecimento para utilizar da melhor forma possível essa ferramenta que pode contribuir muito, porque é um recurso interativo, que amplia as possibilidades de aprendizado do nosso aluno. É lúdico e dinâmico. A tecnologia está aí para aprimorar, fomentar e Inovar cada vez mais o processo de aprendizado, principalmente para este público da educação especial onde trabalhamos”.

Convocada recentemente para atuar na Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva, a professora Patrícia Moitinho disse que essa formação é importante para quem está chegando agora, pois o teclado Tix Letramento é um recurso excelente para trabalhar com os alunos. “É de grande importância para nós este treinamento. Gosto muito desta parte tecnológica e isto contribui para melhor assimilar”.

Além da professora Camila, foram responsáveis pela formação as professoras de AEE da Escola Municipal Padre Aguiar, Denise Badim Teixeira, e Vanessa Lopes da Silva.