A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da Coordenação de Transporte, promoveu um encontro para a formação dos motoristas da frota do transporte escolar da pasta. Essa capacitação aconteceu no auditório do Ministério da Agricultura e possibilitou o entendimento de como lidar em situações emergenciais, a exemplo de incêndios e práticas de primeiros socorros.

No turno da manhã, de quarta-feira (24), a instrutora de Brigada Nível I e II, Gardênia Luiza Messias de Almeida, ministrou o curso Brigada de Incêndio. Dentre os temas trabalhados, ela apresentou como o fogo se propaga, quais são os equipamentos de combate e as emergências químicas. Ela também desenvolveu atividades práticas com equipamentos e extintores.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) 192, liderado pela coordenadora Graciela Tavares, esteve à frente no período vespertino. O objetivo foi passar informações básicas do Samu 192 e do seu funcionamento. Além disso, foram ensinadas algumas práticas de primeiros socorros, que podem salvar vidas até a chegada da ambulância no local da ocorrência.

Para o coordenador de Transporte da Smed, Alex Santos Teixeira, o curso vem para aperfeiçoar a equipe de motoristas. “Estamos capacitando para que possam desenvolver o serviço de forma adequada, correta. Começamos pelos profissionais da frota própria. Logo iremos partir para os prestadores de serviço, nosso quantitativo maior. A ideia é que possamos, ao longo deste período de férias, capacitar a todos para o retorno das aulas”. Ele acrescentou que haverá uma segunda etapa. Essa outra etapa será um curso, visando a capacitação desses profissionais para o transporte de alunos.

O secretário de Educação, Edgard Larry, parabenizou a iniciativa da coordenação e elogiou o trabalho desenvolvido pelos profissionais, que diariamente transportam os alunos para a rede de ensino, principalmente na zona rural. “Sabemos e reconhecemos a importância do trabalho de vocês. É preciso a cada dia aperfeiçoar para cuidar melhor dos alunos no transporte. Uma educação de qualidade também passa por um transporte de qualidade. É um trabalho em conjunto que estamos aperfeiçoando a cada dia”.