Educação
Postado em 24 de maio de 2023 as 16:04:46
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou nesta quarta-feira (24), uma formação de orientação para os secretários escolares sobre o Censo Escolar 2023. Pela manhã, participaram servidores das escolas municipais da zona rural, creches e Cmeis. À tarde, o público é das unidades de ensino da zona urbana. O evento ocorreu no auditório do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Responsável pela formação, a coordenadora de Legalização, Carmem Freitas, explica que o censo escolar é uma pesquisa de como está a estrutura e a parte educacional do nosso país. “É extremamente importante preencher todas as informações corretamente. Ele é usado como base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), dentre outras informações. Através dos dados coletados de turma, alunos, professores e infraestrutura, o governo federal terá subsídios para fazer os repasses de transportes, merenda, didático e também os projetos como a Escola Conectada. Então, todas as informações são baseadas nas informações do Censo Escolar”.
- Carmem Freitas
- Mileide Nazaré Souto
Participando da formação pela primeira vez, a secretária da Escola Municipal Maria Leal, do Círculo Escolar Integrado de Capinal, Mileide Nazaré Souto, essa formação é indispensável para o secretário escolar. “Receber todos os informes para passarmos todas as informações devidamente corretas. Assim como eu, há outras pessoas que participam pela primeira vez. Então, é prestar a maior atenção possível”. Ela também elogiou o sistema desenvolvido pela secretaria para o preenchimento. “O SMGE é muito fácil de mexer e com a constância melhora fica para preencher corretamente. Ele é bem facilitado e qualquer dúvida que temos, recorremos ao pessoal da legalização. Eles prontamente nos ajudam”.