Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu uma formação do Educar Pra Valer com professores do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino, com o objetivo de identificar as dificuldades no aprendizado e qualificar os educadores para que o município seja cada vez mais reconhecido como protagonista na área educacional.

Representando o programa Educar Pra Valer, a professora Rosejania Dias considerou a semana como bastante produtiva. Na formação para os professores de segundo ano, na quinta-feira (20), a ênfase foi na escrita. “A importância da escrita na utilização dentro da sala de aula, a função, como trabalhar e transformar esses nossos leitores do segundo ano em escritores. Então estamos conversando basicamente sobre escritas e os níveis de escrita”.

Rosejania

Considerando que se trata de um semestre com avaliações em níveis estadual e federal, Rosejania disse que sempre há uma conversa nas formações com olhar nas avaliações. “É um desafio muito grande no que diz respeito às avaliações. Nós professores precisamos qualificar cada vez mais as nossas práticas e é isso que fazemos nas nossas formações. Muita troca de experiência. O que deu certo na minha sala?’. Estou com essa dificuldade, como eu posso resolver? Então esse é um momento bem prazeroso e significativo para os nossos professores”.

Anos iniciais – Para os estagiários dos anos iniciais que estão trabalhando no reforço de alunos com dificuldade de leitura, o Núcleo Pedagógico da Smed também proporcionou formação na última quinta-feira (20), no polo de extensão da Escola Municipalizada Carlos Santana.

Atuando na Escola Municipal Antônia Cavalcanti da Silva, com alunos do terceiro ao quinto ano, Rose Meire Figueiredo Pinheiro disse que as crianças estão evoluindo e aprendendo com o suporte da Smed. “Nós, estagiários, estamos tendo o privilégio de trabalhar com profissionais, porque se chegarmos numa sala de aula sem uma orientação, é muito difícil, mas com esse suporte da Coordenação, nos dando as estratégias, dinâmicas e conhecimentos, aplicamos na sala de aula e estamos vivenciando e alcançando resultados”.